De 179 testes na Vila Maringá, 15 deram positivo para Covid-19

Os munícipes atendidos na Nova UBS Vila Maringá puderam na manhã deste sábado (26), das 8h às 13h, realizar testes rápidos e o teste RT-PCR para detectar a COVID-19, em mais uma ação de conscientização determinada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí.

Cento e setenta e nove pessoas foram à Unidade Básica de Saúde do bairro, passaram pela triagem e receberam folhetos explicativos para se prevenir da doença e saber como devem proceder se apresentarem sintomas (febre, perda de olfato e paladar e dificuldade para respirar). O teste rápido foi feito por 175 munícipes; outros quatro realizaram o RT-PCR. Quinze testes deram positivo.

 

Munícipe passa por teste RT-PCR na Nova UBS Vila Maringá
Testes RT-PCR foram feitos na Nova UBS Vila Maringá

A autônoma Rita de Cássia Correa fez o teste da COVID-19 pela segunda vez, preocupada com a mãe, que teve a doença e precisou ficar seis dias internada num hospital particular de Jundiaí. Rita foi diagnosticada com o Novo Coronavírus e orientada como terá que proceder daqui para frente.

“Meu primeiro teste deu negativo, mas como minha mãe ficou doente eu resolvi vir à UBS. Muita gente ainda pensa que a pandemia acabou, o que não é verdade. Pessoas parecem que estão de férias e se preocupam mais em ir à praia, deixando de lado o isolamento social e os hábitos de higiene necessários para evitar a COVID-19”, revelou a autônoma, cujo irmão também foi infectado, ficou duas semanas em casa e teve um infarto em decorrência da doença.

“É importante este tipo de ação da Prefeitura para conscientizar os munícipes e tentar evitar que o número de casos da doença aumente”, emendou Rita.

Moradores da Vila Maringá passaram por triagem logo na chegada à UBS
Moradores da Vila Maringá passaram por triagem logo na chegada à UBS

Andreia Pinto de Souza, diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, destacou que a ação deste sábado é mais uma iniciativa de educação em saúde. “Nossos agentes percorreram as ruas do bairro e foram às casas das pessoas entregar folhetos a homens, mulheres, crianças e idosos, além de orientá-los quanto às medidas necessárias para prevenir a COVID-19, como o uso correto da máscara, a higiene constante das mãos, que devem ser limpas com álcool em gel ou água e sabão, e a manutenção do distanciamento social. Ainda estamos enfrentando a pandemia do Novo Coronavírus e não podemos relaxar nos cuidados”, disse Andreia.

A diretora lembrou que ações como esta já foram realizadas no Jardim Novo Horizonte, Jardim São Camilo e Centro. “O RT-PCR foi feito em indivíduos sintomáticos; o teste rápido, em todos que vieram à UBS. Estamos definindo as datas das próximas ações, que ocorrerão nos bairros Morada das Vinhas e Jardim do Lago”, completou Andreia Pinto de Souza.