Ação Saúde nos Terminais começa na Vila Arens

A partir da próxima segunda-feira (5), a Prefeitura de Jundiaí inicia nova etapa do ‘Ação Saúde nos Terminais’, desenvolvida pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), com objetivo de orientar a população com relação aos cuidados para a prevenção da COVID-19, além de aferir temperatura e oxigenação dos usuários interessados.

As pessoas identificadas com sintomas suspeitos da doença sairão com encaminhamento para atendimento no serviço de saúde específico mais próximo. A atividade será desenvolvida pelos técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) entre os dias 5 a 14, de forma rotativa, das 7h às 10h, em cada um dos Terminais do Transporte Público de Jundiaí.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raiza, a iniciativa é preventiva. “Os terminais são locais de grande fluxo de pessoas, por isso, é necessário que todos se atentem às orientações com os cuidados básicos e sintomas. Além de receber orientação, as pessoas terão a temperatura e a oxigênio aferidos. A qualquer alteração, serão encaminhados para atendimento imediatamente”, comenta.

Durante a primeira semana de Ação Saúde nos Terminais, no início de agosto, foram abordados 4 mil usuários com as mesmas orientações e procedimentos.

Os sete terminais de ônibus de Jundiaí possuem dispositivos de álcool em gel para que os usuários possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos, além de balizadores de fila para ajudar no distanciamento das pessoas. A limpeza dos ônibus é intensificada. “Oferecemos ainda a facilidade do uso do Bilhete Único como forma de pagamento da passagem, reduzindo a manipulação de cédulas”, finalizou Silvestre Ribeiro, gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí.