Sabesp diz que Itupeva passará por racionamento

Depois de emitir comunicado pedindo para a população de Várzea Paulista economizar água, devido à estiagem, a Sabesp incluiu mais um município na lista de racionamento. Dessa vez é Itupeva. A empresa cortou o abastecimento de vários bairros sem aviso antecipado.

Leitores do “Jornal da Região” reclamaram de que estavam desde sexta-feira (02) sem nada em casa, no Jardim Primavera e até na região do hospital municipal, afetando mais de 600 famílias.

O prefeito Marcão Marchi determinou aos seus assessores que cobrassem uma explicação da companhia.

A Sabesp emitiu um comunicado à Prefeitura esclarecendo que ainda neste domingo o Jardim Primavera e outras regiões voltarão a ter água. Mas haverá remanejamento no município, para dar conta.

O prefeito disse que mandou usar caminhões pipas para abastecer os reservatórios de regiões afetadas.

A explicação da Sabesp para os técnicos da Prefeitura é de que a situação do abastecimento entrou em fase delicada, com a redução dos níveis dos reservatórios.

A empresa “precisou fazer um racionamento” de emergência.

A Prefeitura também cobrou da Sabesp que melhore o seu sistema de Comunicação com a população, que é muito falho, quando deveria ter feito aviso antecipado à população.

NOTA SABESP  (enviada à Prefeitura)

A Sabesp informa que em razão da estiagem e aumento da temperatura, o nível dos mananciais está comprometido.

Além disso, houve aumento do consumo de água, o que dificulta a recuperação de todo sistema de abastecimento.

A companhia trabalha no reforço e aumento da capacidade do sistema de captação e tratamento e pede economia a toda população.
A recomendação é tomar banhos rápidos, fechar as torneiras ao ensaboar as mãos, escovar os dentes e fazer a barba, além de evitar lavar carros, calçadas e quintais. Outra dica é verificar se há vazamentos internos e providenciar o reparo. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia ou o equivalente a 1380 litros por mês.

Em caso de emergência, a Sabesp está à disposição dos clientes pelos telefones 195 ou 0800-0550195. A ligação é gratuita.