Começa hoje a vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), informa que, entre os dias 5 e 30 de outubro, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente.

A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Será efetuada a verificação da caderneta de vacinas e, se necessário, serão aplicadas as vacinas preconizadas de acordo com a idade. Para as crianças de 1 a 4 anos será aplicada uma dose adicional da vacina contra poliomielite, com o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção das Unidades Sentinelas, farão o atendimento, de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacinas. No dia 17 de outubro (sábado) será o dia D. É importante que os pais e/ou responsáveis levem a caderneta de vacinação.

Cabe observar que há 30 anos o Brasil está livre da doença. O último caso registrado de poliomielite no Estado de São Paulo foi em 1988. Contudo, a poliomielite na sua forma paralítica ainda tem ocorrido pela transmissão do poliovírus selvagem no Afeganistão e Paquistão.