Moradora de Jundiaí faz relato sobre câncer de mama em e-book

A moradora de Jundiaí Estela Cristina de Medeiros Salvadori é uma das 26 mulheres convidadas que assinam relatos emocionantes diante do desafio vivenciado por cada uma delas na luta contra o câncer. “A vida é muito curta para tomar vinho ruim. Não precisamos ser fortes o tempo todo. Podemos chorar, fraquejar, ter raiva, mas só não podemos desistir. É normal fraquejar, somos humanas, mas temos de olhar a situação de frente, com ação e humildade e aprender. Ter atitudes positivas e bom humor torna a jornada mais leve. E ter fé ajuda a não desistir”, traz um trecho do seu texto. A coletânea, de reflexão e ajuda, está no e-book Mulheres Verdadeiras . A organização da publicação é do Grupo SOnHe – Sasse (Grupo Sasse Oncologia e Hematologia), de Campinas, em comemoração ao Outubro Rosa, com intuito de criar uma rede de apoio.

Estela é uma paciente com câncer de mama metastático e segue com um tratamento para controlar a evolução da doença. É assistida, pela oncologista Susana Ramalho, que integra a equipe do SOnHe. Estela destaca que o serviço de saúde humanizado oferece excelência no cuidado oncológico por meio de uma equipe inovadora e comprometida com o ser humano. “Foi então, por meio desse contato médico-paciente, que a Dra. Susana me convidou a escrever um texto sobre meus medos, aflições, inspirações e motivações. É inspiradora a forma humanizada que o tratamento é feito por esses médicos. Tenho orgulho de fazer parte disso e, ainda, poder passar uma mensagem para outras mulheres”, ressalta.

Em seu relato, no e-book, Estela partilhou sua experiência pessoal no enfrentamento à doença. “Quero ajudar as pessoas. Esse é o meu propósito. Não tenho uma fórmula mágica, mas se ajudar contando como faço para viver com a doença e inspirar outra pessoa, já valeu a pena”, completa.

O prefácio do e-book é assinado pela diretora executiva do SOnHe, Renata Sasse. “Temos certeza que esses textos vão tocar várias mulheres que têm, muitas vezes, os mesmos medos e aflições e não possuem coragem de expressar”, escreve. “Com ou sem câncer, queremos, com o livro, ressignificar algumas mulheres, construir uma rede, que seja simples, on-line e, com as histórias, que possam ajudar umas às outras”, continua.

Ao final do prefácio, Renata agradece às mulheres participantes do projeto e estimula ações práticas para ampliar a conscientização e instrumentos que promovam a maior conscientização e antecipem a detecção de casos. “Não adianta só iluminar de rosa os lugares. É preciso ter um propósito, uma causa verdadeira sendo defendida. E Mulheres Verdadeiras é a prova de que é possível, tocarmos a alma de outras pessoas, de maneira lúdica e linda e conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, qualquer que seja o tipo de câncer”, finalizou.

O e-book Mulheres Verdadeiras tem ilustrações de Ana Lima, jovem universitária campineira, ainda em formação em biologia molecular que mora na Holanda.

Trecho do texto de Estela Cristina de Medeiros Salvadori

Continuo vivendo e tentando seguir a nova jornada da mesma forma. Digo tentando porque continuo com meus medos e aflições, mas me mantenho forte. A forte que chora e que tem seus momentos de fraqueza, mas que não desiste, pois tenho a certeza de que continuo a aprender com minha família e amigos. Este é meu lugar, é onde quero evoluir! Com certeza é mais um período de muitos desafios! Não nego e quero ultrapassar cada um da melhor forma. E, por esta razão, tenho vivido e celebrado ciclos menores. Um dia de cada vez, mas intensamente. Continue lendo em http://www.sonhe.med.br/wp-content/downloads/e-book-lugar-de-mulher-sonhe-2020.pdf

 

Sobre o Grupo SOnHe

O Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, é formado por oncologistas e hematologista que fazem o atendimento oncológico humanizado e multidisciplinar no Hospital Santa Tereza, Instituto do Radium, Madre Theodora, três importantes centros de tratamento de câncer em Campinas. E no Hospital Santa Casa, em Valinhos.  A equipe oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado pelos oncologistas: André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinicius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva e Higor Montovani e pelos hematologistas Márcia Torresan Delamain e Paulo Vittor Peres. Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br  e nas Redes Sociais @gruposonhe.

%%footer%%