Prefeitura recolheu 51 “latas velhas” das ruas de Jundiaí

Quando a população fica incomodada com um carro abandonado em via pública, pode fazer denúncia ao telefone 156 da Prefeitura de Jundiaí. Só neste ano, 51 “latas velhas’ foram recolhidas ao pátio municipal, para leilão.

De acordo com a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), entre os meses de janeiro e setembro deste ano, foram iniciados 385 processos de remoção de veículos deixados em vias públicas, sendo que 334 veículos recolhidos pelos proprietários e 51 guinchados ao pátio de recolhimento.

A UGMT recebe as solicitações encaminhadas pelos munícipes por meio do sistema 156. Quando recebida a solicitação, ao vistoriar o local, a equipe verifica junto aos órgãos competentes se o mesmo é produto de roubo. Em sendo, é acionada a Polícia Militar.

O veículo é removido quando apresenta características de abandono, conforme previsto na Lei 7219/2018 e no Decreto Municipal 21.861/2009, independente de seu ano de fabricação.

Os critérios previstos no referido decreto são: apresente somente a carcaça; tenha falta de um ou mais pneus; vidros quebrados, abertos ou ausentes; portas abertas ou destravadas; falta de placa; sinais de incêndio; sinais de depredação ou destruição; cobertura com lona ou qualquer outro material; mais de um pneu murcho; e avarias.

Caso o veículo recolhido não seja retirado pelo proprietário, em um prazo de 60 dias, conforme previsto Lei 7219/2018 e no Decreto Municipal 21.861/2009, ele pode ir para leilão.