Aniversário de Jundiaí tem programação pensada para as crianças

A Prefeitura dá início nesta quarta-feira (09) às comemorações pelos 365 anos da cidade. Assim como nos últimos anos, a programação de aniversário de Jundiaí contará com diversas entregas e atrações culturais. No entanto, por conta da pandemia, as atividades não terão público e serão transmitidas pelas redes da Prefeitura e da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para possam ser acompanhadas pela população apenas remotamente.

Um dos pontos altos da programação, no dia do aniversário, 14 de dezembro, às 10h, será feito o lançamento das visitas monitoradas à primeira etapa do Mundo das Crianças.

O prefeito Luiz Fernando Machado ressalta que a programação traz uma atenção especial à Infância. “Jundiaí é a Cidade das Crianças e essa é uma realidade pois a Prefeitura tem concretizado cada vez mais ações efetivas voltadas à infância. E com a programação de aniversário não poderia ser diferente. Jundiaí se compromete a pensar a cidade sob essa ótica, tornando os espaços públicos cada vez mais próprios para a criançada e a pensar as políticas públicas de modo a contemplá-la”.

A abertura da programação será nesta quarta (09), às 16h, com a assinatura do compromisso com a rede Urban 95. A iniciativa mundial é encabeçada pela Fundação holandesa Bernard van Leer e pela Allma Hub, renomadas instituições que atuam em políticas públicas para a Infância. Com a assinatura, Jundiaí irá divulgar também a Campanha Pé de Infância, que envolve a caracterização de diversos espaços da cidade com a sua identidade visual e o convite à brincadeira e diversão.

Serão também feitas as inaugurações virtuais da Praça do Jardim Fepasa (dia 10, às 8h), da Praça família Jundiaí & Espaço PET da Ponte São João (dia 15, às 11h), do Parque Urbano do Mato Dentro (dia 16, às 10h), do Parque Infantil Jardim Sorocabana (dia 17, às 9h) e da nova área de lazer do Jardim Califórnia (dia 18, às 9h), todos espaços que atendem os conceitos estabelecidos pelo programa Cidade das Crianças e do Urban 95.

No sábado (12), às 10h, a Prefeitura faz a entrega do comodato do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e inaugura o espaço Urban 95 em seus jardins. Já no domingo (13), às 20h, a Prefeitura faz a entrega oficial do ar-condicionado do Teatro Polythema, que comemora seus 109 anos, e apresenta a versão online do espetáculo “Clássicos em Movimento”, com os corpos artísticos municipais.

Na quarta-feira (16), às 16h, Luiz Fernando tem a reunião final com os integrantes do Comitê das Crianças 2020, ocasião em que receberá a carta com as solicitações e sugestões para que Jundiaí se torne, cada vez mais, uma Cidade das Crianças. O encontro será realizado na Antiga Tecelagem Japy, na vila Arens, espaço que passará a ser a sede do Comitê a partir do ano que vem.