Indústria de Jundiaí bate recorde em redução de consumo de água

Cada vez mais, as empresas têm reforçado, com muita intensidade, que já não é mais viável investir em soluções que não beneficiem o meio ambiente. A diminuição do desperdício, está sendo cada vez mais utilizada e tem se provado uma ótima alternativa para todos os lados.

Em Jundiaí, a empresa CRS Brands, uma das maiores indústrias brasileiras de bebidas (Cereser), conquistou uma marca importante no uso sustentável de recursos naturais.

Neste ano, a empresa conseguiu reduzir em mais 8% o consumo de água potável em relação ao mesmo período do ano passado, acumulando uma economia de 46% de água potável desde que o projeto foi implementado. Com isso, o consumo de água na produção caiu de 2,48 litros para cada litro de bebida produzido em 2010, para 1,34 litros de água para cada litro de bebida envasado atualmente.

O resultado se deve às melhorias contínuas no Programa de Gestão Ambiental da empresa, que consiste em buscar soluções e adotar práticas que ajudem a reduzir o consumo de água, energia e emissão de efluentes sem comprometer o processo produtivo e aumento da produção, e ao mesmo tempo contribuir para recuperação ambiental.

CAPTAÇÃO DO RIO JUNDIAÍ-MIRIM

Um dos pilares do projeto é a reutilização de água com consequente redução na captação do Rio Jundiaí-Mirim, responsável pelo 95% do abastecimento de Jundiaí e região. A iniciativa inclui medidas como a instalação de sistemas de recuperação de água, que permite o reaproveitamento da mesma água em diferentes etapas do processo produtivo antes de ser descartada como efluentes.

Foram realizadas ainda mudanças nos parâmetros do processo de produção e otimização no sistema de limpeza, para que estes utilizem menor quantidade de água, além de aproveitamento de água pluvial captadas em diversos pontos do complexo industrial.