Peças do Natal Iluminado Sustentável são alvo de vandalismo

O tradicional Natal Iluminado Sustentável, iniciativa referência na região, traz cor e iluminação para pontos bastante frequentados da cidade. Entretanto, diversas peças estão sofrendo vandalismo pela população. É o caso das renas na Avenida Bertioga e a grande árvore na Praça da Bíblia.

A equipe do Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista é quem confecciona as peças. Todos os anos, uma campanha de doação de garrafas PET recicláveis é iniciada em março, período em que começam a elaborar os projetos e no qual uma grande quantidade é arrecadada com ajuda dos alunos da rede municipal de ensino.

Por conta da pandemia do coronavírus, em 2020 não foi possível realizar a campanha de arrecadação em larga escala. Consequentemente, devido a falta de material reciclável, não foram confeccionadas peças novas. É válido ressaltar que o Natal Iluminado Sustentável deste ano não houve custo, uma vez que as peças do ano anterior foram reaproveitadas. Os retoques foram iniciados em agosto e instalados em dezembro.

O FUSS pede à população que não suba nem danifique as peças, e que zelem pelos enfeites elaborados. Aglomerações de pessoas também não são permitidas nos locais.