Agricultores de Jundiaí fazem tratorada nesta quinta-feira (07)

Os agricultores de Jundiaí realizam nesta quinta-feira (07), pela manhã, uma manifestação pelas ruas do município com seus tratores, em protesto contra o aumento por parte do governador João Doria do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) dos alimentos.

De acordo com o produtor Marcos Brunholi, é uma maneira de chamar a atenção da sociedade, porque é ela quem vai pagar mais caro na hora de ir na feira ou ao supermercado. Eventos do gênero estão sendo marcados em várias regiões do Estado de São Paulo.

O governador João Doria determinou o fim de várias isenções. O consumidor vai pagar mais em itens essenciais, como o leite longa vida que terá acréscimo de 8,4% ou nas carnes em 9%.

Na lista há até a energia elétrica, fornecida para os produtores rurais, que terá elevação de 13%. Ou seja, tudo será repassado para o consumidor, provocando uma alta em ‘cadeia’.

Programação em Jundiaí

Os agricultores de Jundiaí e região marcaram dois pontos de concentração: o primeiro deles sairá do bairro do Caxambu, às 6h30, em frente ao número 2.750 da Avenida Humberto Cereser. O segundo ponto de encontro sairá do mesmo horário em frente ao Posto Demarchi, no bairro do Traviú/Bom Jardim, em direção da cidade.

O primeiro ‘comboio’ de tratores terá escolta de agentes de trânsito de Jundiaí pela avenida Comendador Antônio Borin, passando pelo bairro da Colônia. Em seguida irá pela Avenida dos Imigrantes, até a Ponte São João e ingressa na Avenida Frederico Ozanan até o Paço Municipal.

O segundo comboio de tratores sairá do Bom Jardim e Traviú com destino à cidade pela Avenida da Uva. Passa no Viaduto da Via Anhanguera em frente ao Clube do Engordadouro e segue pela Avenida Pedro Clarismundo Fornari até a Vila Marlene, pegando a Rodovia Vereador Geraldo Dias até o Paço Municipal.

Depois que todos estiverem reunidos na Prefeitura, os tratores vão descer a Rodovia Vereador Geraldo Dias até a Avenida Nove de Julho e seguem até o JundiaíShopping, retornando no sentido do Paço Municipal e terminando na rua José Amarto esquina com a Rua Luis Lopes (Central de Vendas da Santa Ângela). O encerramento da manifestação e retorno dos comboios aos seus bairros deverá ocorrer por volta das 10 horas.