Chegou o dia de desmontar árvore de Natal. E de pedidos

Neste 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis – quando reis magos foram entregar presentes pelo nascimento de Jesus Cristo. E é a data em que muitas pessoas desmontam as árvores e enfeites de Natal.

Algumas famílias mantém a tradição de comprar romã para esse dia, fazendo pedidos diversos, como saúde e muito dinheiro no bolso.

Uma das tradições é engolir três sementes da fruta e jogar para trás outras três sementes, falando a frase “Gaspar, Belchior e Baltazar, que o dinheiro não venha me faltar”.

Há quem guarde ainda mais três sementes na carteira.

Gaspar, Belchior e Baltazar são os reis que viajaram para entregar presentes ao menino Jesus, nascido em 25 de dezembro.

O rei Baltazar viajou da África e levou mirra – uma espécie de planta de onde pode ser retirada uma resina aromática para o preparo de incensos e remédios. Como possui um cheiro agradável, mas sabor amargo, representa as características humanas e seus males.
Gaspar, por sua vez, saiu da Ásia levando incenso para presentar o menino Jesus. O utensílio, usado para aromatizar e purificar ambientes, simboliza a fé e a espiritualidade.
Já Belchior, também chamado de Melchior, partiu da Europa com ouro. A sua oferenda era dada somente aos deuses, por isso representa a riqueza e a nobreza.
%d blogueiros gostam disto: