Biblioteca Municipal de Itatiba reabre para empréstimos de livros

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, irá retomar a partir de segunda-feira, 08 de fevereiro, o serviço de empréstimo de livros da Biblioteca “Chico Leme”. Paralisado devido à pandemia, o atendimento na Biblioteca voltará de forma diferente. Nessa primeira etapa de reabertura, estarão disponíveis os serviços de empréstimo, devolução e doações de livros seguindo regras sanitárias. Como ainda não é permitida a circulação de público no interior do acervo, as solicitações de empréstimos serão realizadas via de e-mail, telefone e por whatsapp.

O local para empréstimos e devoluções de livros foi especialmente preparado seguindo as regras sanitárias, em área com ventilação natural e álcool gel para higienização das mãos. Todo atendimento será realizado com hora marcada para que não ocorram aglomerações.

Os usuários deverão obrigatoriamente usar máscaras ao ir à biblioteca, tanto para retirar os livros quanto também para devolução. Os livros devolvidos, por sua vez, seguirão para uma outra área de quarentena onde permanecerão por um prazo de oito dias antes de retornarem para as estantes de empréstimo. As doações de livros seguirão as mesmas regras.

De acordo com o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, esta primeira etapa de abertura da biblioteca é uma importante ação na área da cultura que foi possível viabilizar em um curto espaço de tempo e com toda a segurança – tanto para os funcionários quanto para o público. “Nesses tempos difíceis, uma boa leitura é fundamental”, completou o prefeito.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo, o apoio dos funcionários da Biblioteca “Chico Leme” foi fundamental para a retomada dessa atividade, bem como a atenção da Vigilância Sanitária local, que deu todas as informações para a elaboração dos protocolos de segurança.

7 mil livros

A reabertura da biblioteca municipal era aguardada pelos itatibenses e, em pouco tempo desde o início desse ano, foi possível planejar a logística e aprovar os protocolos de segurança junto à Vigilância Sanitária do município. Para a escolha das obras, a Prefeitura disponibilizou em seu site um catálogo virtual com mais de 7.000 livros de diversos gêneros, incluindo literatura brasileira e estrangeira, além de acervo infantil.

 

SERVIÇO

Reabertura da Biblioteca “Chico Leme” para empréstimos de livros

Rua Campos Salles, nº 380, somente com hora marcada

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Solicitações de empréstimos pelos canais:

Telefone fixo e whatsapp: 4594-5488; e-mail: [email protected]

O catálogo de obras pode ser solicitado via e-mail ou whatsapp, também disponível no site http://www.itatiba.sp.gov.br/acervo/