Jundiaí mantém ponto facultativo do Carnaval

A Prefeitura de Jundiaí vai manter o ponto facultativo para a terça-feira de Carnaval (16), com emenda na segunda (15), e o expediente nos órgãos públicos retorna na quarta (17). As festividades relativas ao período continuam canceladas.

A decisão foi tomada após o anúncio do Governo do Estado, na sexta-feira, do avanço da região para a fase Amarela do Plano São Paulo. Segundo o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Maryssael, o  calendário definido no ano passado, em Decreto 29.377, de 14 de outubro de 2020, está mantido. “Em entendimento com vários setores, a decisão foi por manter o calendário estabelecido, inclusive com os cancelamentos de qualquer festividade. É um período para que as pessoas não se aglomerem.”

Mesmo com o ponto facultativo, os estabelecimentos comerciais são autorizados a funcionar seguindo as regras da fase amarela do Plano SP, que permite a abertura por 12 horas diárias, entre 6h e 22h, com 40% da capacidade.  “O nosso posicionamento é o de que o comércio funcione. Apoiamos a abertura porque é uma forma de o comerciante tentar recuperar o prejuízo acumulado”, diz Mark William Ormenese Monteiro, presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

Ele alerta que mesmo na fase amarela, é importante a população fazer a manutenção dos cuidados preventivos para a melhora nos índices da Covid-19 na cidade, evitando assim um novo retrocesso. “Não podemos relaxar. Evitem aglomerações e reforcem os protocolos sanitários sugeridos, como o uso de máscara e álcool em gel.”

Conforme orientação do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), mesmo com o ponto facultativo o comerciante tem autonomia para abrir o seu estabelecimento ou dar folga para o funcionário. O lojista que abrir não é obrigado a pagar hora extra ou conceder folga em outra data.

Foto: Motoboy Xororó