Filho quebra medida protetiva e é preso pela Guarda

Uma ocorrência de quebra de medida protetiva, resultou na detenção de um homem de 36 anos ontem à noite (24) no Jardim do Lago.

Segundo informações da Guarda Municipal, a vítima, uma senhora de 59 anos tinha a seu favor uma medida protetiva contra o seu filho, onde ele tinha q permanecer à uma distância de 100 metros dela.

Segundo os guardas,isso não aconteceu e a medida foi quebrada quando o filho foi até a casa da vizinha da mãe onde permaneceu por algumas horas. A vítima disse ainda que ele vinha seguindo desde a ida dela ao supermercado horas antes.

A mãe assustada ao vê-lo nas proximidades, ligou para a GM. O programa Guardiã Maria da Penha foi até o local e constatou a presença do sujeito que alegou estar fazendo um trabalho para a vizinha.

O descumprimento da medida protetiva é crime e está prevista em Lei.

A ocorrência foi encaminhada até a Delegacia da Mulher onde a autoridade policial determinou a prisão do filho por quebra de medida protetiva.

Segundo a GM Andréia Melo, integrante do programa, a vítima é assistida pelo programa desde janeiro deste ano.

Programa Guardiã Maria da Penha

Iniciada em julho de 2019, o programa Patrulha Guardiã Maria da Penha, é uma parceria entre o Ministério Público, Polícia Civil e Prefeitura onde a Guarda Municipal é a responsável por executar as medidas protetivas e acompanhamento às vítimas de viôlencia doméstica.

De julho de 2019 até março deste ano, foram encaminhadas à GM, aproximadamente 600 medidas protetivas, todas elas cumpridas pela equipe Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Neste ano, a GM atendeu cerca de 15 descumprimento da medida, com as ocorrências encaminhadas às delegacias.

Texto e Foto Luciano Guerino

Viatura da patrulha Guardiã Maria da Penha