Radares começam a emitir ‘multas educativas’ em Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí informa que a partir de quarta-feira, dia 14 de abril de 2021, os radares passam a funcionar no município, com emissão de multas educativas, até que os equipamentos sejam aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Ipem).

De acordo com dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, em janeiro e fevereiro de 2021 foram registrados 346 acidentes em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade, com 15 óbitos (os dados de março ainda não foram disponibilizados).

Em todo o ano passado, foram 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais. Há pouco tempo o “Jornal da Região” publicou pedidos de leitores para a volta dos radares na cidade, em vários pontos do município, devido à quantidade de acidentes.

Campanha educativa

Para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), deu início a uma campanha educativa para motoristas que circulam por ruas e avenidas da cidade. A campanha inclui a colocação de 100 faixas com mensagens aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, em pontos de grande circulação; a divulgação de material educativo pelas redes sociais, com vídeos e postagens de alerta; e, a partir de 14 de abril, a emissão de “multas educativas” para motoristas que cometerem infrações em locais com presença de fiscalização eletrônica.

Como explica o gestor de Mobilidade e Transportes, Aloysio Queiroz, nessa primeira fase os radares instalados no município vão registrar as infrações dos motoristas, mas ainda não vão gerar multas.

“Os equipamentos farão a fiscalização de excesso de velocidade, conversão proibida, avanço de semáforo e proibição de trânsito de veículos pesados”, declara o gestor.

Após essa etapa, os onze radares instalados serão aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para assegurar o seu regular funcionamento, conforme prevê as especificações técnicas. Todos os locais serão sinalizados, de acordo com a legislação brasileira de trânsito, com o objetivo de alertar e orientar o motorista.

Mapa dos Radares na cidade