Procon Jundiaí orienta consumidor sobre compras para Dia dos Namorados

Com a aproximação do Dia dos Namorados, os consumidores devem planejar a comemoração tomando alguns cuidados e seguindo orientações do Procon Jundiaí. “Devido ao momento de pandemia, muitas pessoas optam por comprar pela internet, o que exige atenção”, orienta a chefe do Procon de Jundiaí, Gabriela Glinternik. “Mas claro que alguns desses cuidados também valem para lojas físicas.”

Também sobre lojas físicas, Glinternik lembra que, além das questões que envolvem a compra, há outra preocupação neste período: a Covid-19. “O que sempre salientamos são cuidados básicos, como lavar as mãos, manter uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando e usar máscara sempre.”

Dicas para compras pela internet:

  • Cuidado com ofertas e promoções que não informam, antes de efetivar a compra, a data de entrega.
  • Evite comprar através de link ou ofertas que aparecem enquanto você navega nos aplicativos, redes sociais etc. Busque o site e veja se está clara as informações relativas ao fornecedor, como razão social, CNPJ e endereço físico, além de dados para contato. Pesquise se aquele site já consta da lista da Fundação Procon “evite este site” através deste endereço.
  • Em pagamentos com cartão de crédito ou boleto, verifique os sites “seguros” (com endereço iniciado por https://, na barra de endereços de seu navegador); em geral, estes sites apresentam o símbolo de um cadeado.

Troca de presentes com defeito:

  • A troca do presente por motivos como, cor, tamanho, modelo só acontecem quando o estabelecimento comercial prometeu. Neste caso, o consumidor pode pedir que as condições informadas para a troca estejam por escrito. Nas compras pelo site, por exemplo, grave a tela que descreve as regras para que você possa apresentá-las caso enfrente problemas. Se for numa loja física, tire uma foto se as regras estiverem em cartaz ou faça constar no verso da Nota Fiscal.

Compras em loja física:

  • Na compra de produtos eletroeletrônicos, veja se é possível testar o produto na hora. Verifique se o fabricante oferece a garantia do produto que, neste caso, deve vir junto o Certificado de Garantia, que normalmente deve ser preenchido pela loja para ter validade. Sendo assim, exija o preenchimento. Peça sempre a Nota Fiscal.

O Procon Jundiaí só atende mediante agendamento prévio ou pelo formulário. Todas as informações sobre as formas de atendimento podem ser conferidas através de seu SITE.

Utilize o Consumidor.gov.br e verifique se a empresa que você quer reclamar participa da plataforma. O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.