CIDADESJUNDIAÍPOLÍCIA

Ministério da Justiça lança a “Operação Horus”, contra o tráfico de drogas

Por Rayssa Motta

Um bloqueio com cães farejadores em pontos estratégicos de seis Estados marca o início das ações da 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Jundiaí está participando da “Operação Horus” por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), comandada pelo delegado Marcel Fehr.

A ação começou nesta segunda-feira, 21, e segue até sábado, dia 26. O objetivo, segundo a pasta, é fomentar apreensões de drogas. No caso das operações com cães farejadores são os entorpecentes transportados nas rodovias federais e estaduais.

A operação vai contar com uma força-tarefa de policiais municipais, estaduais e federais, além da Receita Federal, no Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina e Paraná.

A integração das tropas é feita pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

“Para trazer resultados positivos no combate ao crime organizado é fundamental o trabalho integrado e colaborativo entre as polícias”, afirmou Alfredo Carrijo, secretário de Operações Integradas.

As atividades fazem parte da Operação Hórus, do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) e coordenadas pelo Centro de Operações de Fronteira (CIOF), todos da Seopi.

A ação com cães farejadores é um projeto-piloto e o objetivo, de acordo com o Ministério, é expandir a estratégia para todas as unidades do programa.

Do Estadão Conteúdo