Etec abre matrícula dos convocados da primeira lista do Vestibulinho

A partir desta terça-feira (29), os convocados na primeira lista do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2021 devem fazer sua matrícula pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O prazo vai até 1º de julho.

A relação com os candidatos que integram a primeira chamada para os cursos técnicos e de especialização técnica está disponível na internet. O formato online foi adotado para atender às normas de distanciamento social, recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.

Na plataforma do Vestibulinho, o candidato deve clicar no link de matrícula e anexar os documentos solicitados. Após o upload dos arquivos, é preciso clicar no botão “salvar e enviar” para concluir o envio dos documentos. O sistema vai encaminhar o número do protocolo de matrícula, quando o procedimento for finalizado.

Caso o candidato não receba o protocolo confirmando a matrícula, o procedimento poderá ser refeito para novo envio dos arquivos. É indispensável ficar atento às datas porque novas tentativas só poderão ser feitas entre 29 de junho e 1º de julho.

No período regular de matrícula, quem não tiver acesso à internet, poderá comparecer à Etec para realizar o procedimento, em data e horário a ser divulgado pela unidade. Para se dirigir  à escola e usar o computador, é obrigatório o uso de máscara e o respeito às demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucionaldo Centro Paula Souza.

Calendário do Vestibulinho para o segundo semestre

29 de junho a 1º de julho – Matrícula da primeira lista de convocação

5 de julho a partir das 15 horas – Divulgação do resultado da prova de aptidão online e da primeira lista de convocação dos candidatos para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro, e envio  dos documentos de matrícula

6 a 8 de julho – Matrícula dos convocados na primeira chamada dos cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro, e envio de documentação no Portal do Candidato.

19 de julho a partir das 15 horas – Divulgação da segunda lista de convocação dos candidatos no site www.vestibulinhoetec.com.br

20 e 21 de julho   Matrícula da segunda lista de convocação dos candidatos com envio da documentação dos candidatos convocados no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Posteriormente, se houver vagas remanescentes, outras listas poderão ser divulgadas pelo site da Etec. O candidato também deverá acompanhar o recebimento de possível convocação em sua caixa de e-mail.

Documentos para matrícula

A matrícula dos convocados em todas as modalidades dependerá do upload legível dos seguintes documentos básicos:

  • documento de identificação (RG ou RNE)
  • CPF
  • foto recente de rosto com fundo neutro

Veja abaixo a relação de documentos adicionais, solicitados de acordo com cursos e situações específicas.

Quem foi aprovado no Ensino Técnico deve fazer também o upload legível de um dos seguintes documentos:

  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio
  • declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem
  • declaração escolar de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio

Candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e  Adultos (Encceja) devem fazer o upload legível de um dos seguintes documentos:

  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio
  • declaração de conclusão do Ensino Médio firmada pela Direção da Escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos
  • declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre/termo da EJA; ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA
  • boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo Ministério da Educação (MEC)
  • certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC
  • documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo quatro disciplinas

Quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016, deve fazer o upload legível de um dos seguintes documentos:

  • certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

Os candidatos ao curso técnico de Enfermagem devem acrescentar o upload de um dos seguintes documentos:

  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental e declaração de matrícula na segunda série do Ensino Médio;
  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • declaração de conclusão do Ensino Médio assinada por agente escolar da escola de origem.

Finalmente, quem foi aprovado em curso de especialização técnica deve fazer ainda o upload legível do requerimento de matrícula fornecido pela Etec e de um dos seguintes documentos:

  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Técnico regular ou equivalente conforme lista disponível na internet;
  • declaração de conclusão do Ensino Técnico equivalente assinado por agente escolar da escola de origem.

Os classificados para o curso de Especialização em Gestão de Projetos – EaD – Online, poderão, se for o caso, fazer upload do certificado de conclusão de um curso do Ensino Superior.

O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao ensino fundamental e/ou médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar o Histórico Escolar (frente e verso) e o parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria Estadual da Educação. Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II desta portaria) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e no site vestibulinhoetec.com.br.

Com informações da assessoria de imprensa

%d blogueiros gostam disto: