ACE e CDL comemoram ampliação do atendimento no comércio

A partir desta sexta-feira (9), o limite de horário de funcionamento das atividades econômicas passa das 21h para às 23h. O aumento foi divulgado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (7) e comemorado pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio).

No anúncio, o Governador João Doria também ampliou a capacidade de ocupação dos estabelecimentos, de 40% para 60%. As medidas valem até o dia 31 de julho. A justificativa é o avanço da vacinação e melhora nos índices de saúde.

O presidente da ACE de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, comemorou os anúncios do Governo, que apontam melhoras significativas no cenário. “Esta ampliação dos horários é muito importante, principalmente para o setor de bares e restaurantes, um dos mais prejudicados durante a pandemia”, diz.

Mark diz que a ampliação da vacinação é um alívio e dá esperança em dias melhores, mas observa que ainda é preciso cautela e as pessoas não devem relaxar. “É importante que  comerciantes e consumidores continuem cumprindo com os protocolos de saúde para que juntos possamos vencer esse vírus.”

O presidente da CDL e do Sincomercio, Edison Maltoni, ressalta que o comércio não é responsável pela proliferação do vírus e que as medidas adotados extensivamente contribuem para atenuar o contágio e preservar empregos e renda.“As duas horas a mais de funcionamento e o aumento da capacidade de  consumidores será positiva para o comércio que segue respeitando todos os protocolos de saúde e de segurança em vigor, como  uso de máscara em espaços públicos e no interior das instalações comerciais, o distanciamento social e a higienização de equipamentos e produtos à venda”, declara Maltoni,

As normas anunciadas pelo Governo do Estado entram em vigor nesta sexta, feriado da Revolução Constitucionalista, e valem para estabelecimentos comerciais em geral, incluindo shoppings centers e galerias, onde o acesso de clientes pode ser feito até as 22h, com encerramento das atividades às 23h.

O mesmo horário deve ser cumprido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. Todos devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP.

Feriado

Nesta sexta-feira o funcionamento das lojas é facultativo e os lojistas que abrirem precisam cumprir o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). No sábado, o primeiro após o quinto dia útil, o comércio funcionará até as 18h.

Com informações da assessoria de imprensa da ACE Jundiaí.