Nova frente fria chega a Jundiaí neste final de semana

A passagem de uma frente fria vai derrubar a temperatura na região de Jundiaí a partir deste final de semana. Haverá o aumento da nebulosidade, mas são baixíssimas as chances de chuva.

Entre a segunda (19) e a terça-feira (20), haverá declínio acentuado, devido a entrada massa de ar de origem polar e a temperatura deve chegar a 6º na terça, conforme previsão do portal Climatempo. O declínio será mais acentuado no centro-leste e sul do Estado de São Paulo onde poderão ocorrer geadas nas primeiras horas de terça-feira. Na segunda-feira, as chances de geada se restringem ao sul, divisa com o Paraná.

A passagem destas frentes frias não vai provocar chuva duradoura e generalizada pelo País. Nesta sexta-feira (16), a umidade relativa do ar estará abaixo dos 30% de mínima à tarde, podendo entrar em estado de atenção ou alerta. A previsão é que teremos a chuva apenas nos últimos dias do mês de julho.

Outra expectativa muito importante é que a massa de ar polar que chega ao Brasil a partir do dia 24 de julho será muito forte e o vento gelado vai varrer novamente o país, de sul a norte, fazendo julho de 2021 terminar parecido com o fim de junho

Geada

A frente fria que atua entre 17 e 19 de julho e a esperada para o dia 24 de julho em diante (a mais forte), terão massas de ar frio de origem polar e deslocamento sobre o Brasil que vão permitir a ocorrência de geada novamente no país. No dia 19 de julho, por exemplo, já tem previsão de geada para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Mas a frente fria que avança sobre o Brasil a partir de 24 de julho tem grande potencial para provocar geada ampla na Região Sul do Brasil e novamente e nos estados de São Paulo e  Mato Grosso do Sul,  mas sem descartar a chance de geada no Sul de Minas e talvez alguns locais do sul do Rio de Janeiro.

Neve

A chance de neve novamente no Sul do Brasil volta a ser considerada com a frente fria a partir de 24 de julho. Porém, ainda não é possível fazer um prognóstico mais detalhado sobre dias e locais da ocorrência de neve e outras precipitações de inverno