Solar do Barão reabre na próxima terça (03)

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão reabre ao público na próxima terça-feira (03), cumprindo com os protocolos sanitários e de distanciamento estipulados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura. Para a reabertura, será permitido limite máximo de ocupação de até 100 pessoas, com a oferta de álcool gel e ventilação entre as salas de exposição.

A data marca também a reabertura com adequações da exposição “Jundiahy… Jundiaí!”, interrompida logo após a sua inauguração em março do ano passado por conta da pandemia. Através de documentos, arquivos e instalações interativas, a mostra é um percurso pelas fontes históricas que contam a história do Município ao longo dos séculos.

Entre as intalações que o visitante poderá conferir estão: mapas dos limites de Jundiaí ao longo dos tempos, vestígios tupis-guaranis na Serra do Japi, trechos do traslado do auto da criação da Vila de Jundiahy, relatos de viajantes, elementos da presença afrodescendente, além de uma brincadeira bem-humorada com os clichês e influências gastronômicas dos movimentos migratórios ao Município.

Também reabrem neste período os jardins do Solar, amplo oásis de contato com a natureza em meio à rotina movimentada da região central. Além das flores, pergolados, bancos e o famoso Jardim Japonês, quem visitar os jardins também poderá conferir as instalações da campanha Pé de Infância e do programa Cidade das Crianças, como a casa na árvore, as placas com QR codes com os cantos dos pássaros, as pinturas de solo alusivas à fauna e flora do Rio Jundiaí e as brincadeiras de incentivo ao desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial da criançada.

Depois de reaberto, o funcionamento do Museu será de terça a domingo, das 10h às 17h.

Museu da Cia. Paulista e Pinacoteca
Neste período, o Museu da Cia. Paulista, localizado no Complexo Fepasa, seguirá fechado para intervenções e manutenção de acervo.

Já a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, passa pela montagem de exposição inédita, que deverá ser aberta nas próximas semanas.