Sabesp pede uso consciente da água em cidades da região de Jundiaí

A Sabesp informa que, em decorrência da severa estiagem em todo o Estado de São Paulo, os mananciais que abastecem os municípios de Itupeva, Cabreúva, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista têm sofrido forte redução de vazão.

A Companhia informa que está trabalhando ininterruptamente para manter o abastecimento dos municípios, com ações planejadas e implantação de captações alternativas, mas pede à população que faça uso consciente da água, evitando desperdício.

Em Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, a Companhia mantém a captação de água no Rio Jundiaí, que tem tido queda de vazão. A Sabesp mantém uma captação alternativa no Córrego Mãe Rosa, a fim de atender a demanda da população.

Em Cabreúva, além da água captada no Ribeirão Piraí, a Companhia mantém captações auxiliares em poços, no Córrego Bonfim e no Ribeirão Cabreúva.

Em Itupeva a situação é semelhante, com as captações dos ribeirões São José e Caxambu e do Córrego da Lagoa, que abastecem o município, operando com vazões abaixo do normal. A Sabesp também está fazendo uso da água de lagos e mananciais alternativos para atender a demanda do município.

Além desse trabalho, a Sabesp faz permanentemente ações de combate a perdas e controle de vazamentos nos quatro municípios e em todas as cidades onde opera. Para superar esse período de estiagem, no entanto, a colaboração dos moradores é fundamental ao adotar ou intensificar hábitos simples que reduzem o consumo da água.

Dicas de como economizar:

– Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.

– Feche a torneira enquanto escova os dentes.

– Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas  seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

– Não use água corrente para descongelar alimentos.

– Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

 Para saber mais, acesse:

 http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450