quinta-feira, 4, junho, 2026, 10:55
GERAL

Golpes das vagas de empregos crescem 194%

De acordo com dados da empresa PSafe, os golpes usando falsas vagas de empregos cresceram 194% neste ano. Com quase 15 milhões de desempregados no País, golpistas estão criando vários artifícios para conseguirem dados bancários, celulares das vítimas e o máximo de dados.

Neste ano houve várias tentativas de golpes em anúncios de vagas, que o “Jornal da Região” identificou. Os leitores também estão colaborando, denunciando as falsas vagas e grupos que tentam “vender” cursos no lugar de treinamento gratuito para contratação.

Siga essas dicas:

  • Não passe código de WhatsApp para quem diz que é de agência de emprego e vai enviar código para saber se você tem interesse mesmo em vaga;
  • Não pague taxas ou cursos para “garantir” a vaga de emprego, pode ser mais uma forma de “venderem” cursos que não dão em nada;
  • Pesquise para saber se as agências que fazem anúncios são verdadeiras
  • Denuncie vagas suspeitas
  • Outro golpe que tem sido comum e o “Jornal da Região” bloqueia em sua página de Empregos é o de contratação de “menor aprendiz”, mas para trabalhar em casa no celular – o que normalmente tem sido para capturar números para mala-direta. Golpistas criam essas listas para vender cursos de informática ou de Inglês.