Incêndio na antiga Fazenda São Venâncio é controlado

A Defesa Civil de Itupeva, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e a Brigada Municipal fizeram, nesta quarta-feira (25), a Operação Corta Fogo, uma ação de prevenção e controle de chamas, na sede da antiga Fazenda São Venâncio, que teve início na segunda-feira (23) e vem sendo controlado desde então.

As chamas, que estavam perto de algumas residências colocando em perigo os moradores, estão sendo contidas com o apoio de caminhão-pipa.

A Secretaria tem feito ações de conscientização ambiental para combater e diminuir a prática de queimadas. Mesmo as consideradas controladas, dentro das chácaras, são muitas vezes as responsáveis por ocasionar incêndios de grandes proporções.

Técnicos da Secretaria fazem a conscientização após recebimento de denúncias através do Canal da Ouvidoria, pelo telefone 156, e também fazem fiscalizações de rotina e, quando encontram focos de queimada, notificam os praticantes ou acionam as equipes de combate.

Nesse ano, já foram atendidas 102 denúncias sobre queimadas na Ouvidoria e feitas mais 35 abordagens durante vistorias, nas quais foram encontradas queimadas e/ou focos de incêndios.

Incêndio na Fazenda Venâncio. (Foto: Divulgação)
Incêndio na região da antiga Fazenda São Venâncio vem sendo controlado. Foto: Divulgação

Foram instaladas faixas de queimadas para alertar a população sobre os riscos e danos que a prática ocasiona. Além da poluição atmosférica, os incêndios ocasionam danos e morte à fauna e trazem riscos às pessoas.

Com informações da Prefeitura de Itupeva