domingo, 7, junho, 2026, 13:50
CIDADESJUNDIAÍPOLÍCIA

Polícia Federal prende seis por golpe no Auxílio Emergencial

A Polícia Federal deflagrou na manhã dessa quarta-feira, 25, a Operação Código-fonte para desarticular associação criminosa voltada para fraudes eletrônicas envolvendo cartões de crédito e benefícios sociais perante a Caixa Econômica Federal, inclusive, o auxílio emergencial.

A investigação foi iniciada a partir de informações obtidas após a prisão em flagrante, no dia 2 de julho, de um golpista na agência da Caixa na cidade de Várzea Paulista, por saques fraudulentos de benefícios sociais em nome de terceiros.

Após trabalho investigativo com o apoio da Caixa Econômica Federal, a Polícia Federal identificou seis integrantes da associação criminosa, os quais usavam dados obtidos em bancos de dados privados e, por meio de cruzamento de informações e clonagem de cartões, buscavam beneficiários de auxílios pagos por meio eletrônico, assumindo digitalmente suas identidades e sacando os valores.

As fraudes já ultrapassaram o valor de R$ 680.000,00, com a probabilidade do grupo delituoso já ter tido acesso a dados de mais de 30 mil cartões.

Nesta data, quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Primeira Vara Federal de Jundiaí, foram cumpridos, sendo três na cidade de São Paulo e um na cidade de Jundiaí, envolvendo seis investigados.

O nome da operação (CÓDIGO-FONTE) vem da relação mantida pelo preso que cooptou familiares e amigos para a prática do crime, fornecendo-lhes as instruções para a prática das fraudes eletrônicas.

Os investigados vão responder pelos crimes de estelionato com causa de aumento de pena e associação criminosa, cujas penas somadas ultrapassam 10 anos de prisão.