Famílias da Vila Real conquistam a regularização de suas casas

A espera de 17 famílias pelo título de propriedade de suas casas na Vila Real teve fim nesta sexta-feira (27). A Prefeitura de Várzea Paulista e o Governo do Estado de São Paulo entregaram 17 títulos de propriedade de residência a moradores da Vila Real, concluindo um trabalho do programa Cidade Legal, investimento do Governo Estadual que tem apoio técnico do Município.

Com a documentação, os proprietários podem deixar os imóveis, agora mais valorizados, como herança, vendê-los ou usá-los para a obtenção de crédito bancário.

Antes de serem contempladas pelo programa, as casas precisaram contar com a infraestrutura necessária, possibilitada pela Prefeitura, que gerenciou uma série de trabalhos de reurbanização, frutos de um convênio com o Governo Federal, durante a administração do ex-prefeito Juvenal Rossi (também presente na solenidade), cujo vice era o atual mandatário da cidade, professor Rodolfo.

Entre os serviços, esteve a pavimentação de 36 vias e, em parceria com a Sabesp, serviços estruturais que possibilitam o correto destino e tratamento do esgoto gerado pelas casas. Depois disso, é que vieram as etapas do Cidade  Legal.

O prefeito enalteceu a realização do sonho da administração municipal, realizado por meio do programa do Governo Estadual. “Nosso maior desafio é ter um governo humanizado e acolhedor. É um trabalho feito com o empenho de todos os envolvidos. Quero agradecer a possibilidade de participar deste sonho tanto meu quanto do ex-prefeito Juvenal Rossi. Não são só entrega de títulos, mas também de qualidade de vida para o povo da Vila Real. É a segurança de vocês poderem ter, sim, suas casas”, celebrou Rodolfo.

Um dos moradores que receberam o título foi Severino Francisco da Silva. O varzino não escondeu a felicidade e a gratidão a Deus e todos os envolvidos, após um grande período no qual já não acreditava mais nas promessas de regularização, feitas durante gestões anteriores à de Juvenal Rossi. “Eu mesmo não acreditava mais. E hoje estamos aqui. Precisamos ter fé. Isso vai dar o que falar. Vou levar esse título para casa e mostrar para os vizinhos. A minha alegria vai ser a deles”, afirmou.

Investimentos não param

O secretário estadual de Habitação, Flavio Amary, ressaltou a alegria da administração do governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia, que tem como uma prioridade clara a regularização de habitações no estado. Nos primeiros dez anos de Cidade Legal, foram aproximadamente 38 mil regularizações e, nos últimos dois anos e meio, foram cerca de 40 mil. Entre as vantagens da regularização, Amary destacou a valorização dos imóveis. “Casa sem documentação tem um valor; casa com documentação tem outro”.

Também houve tempo para um anúncio importante: mais R$ 100 mil de investimento do Cidade Legal na cidade, que possibilitarão a regularização de aproximadamente novos 250 imóveis.

Além das 17 casas regularizadas e das que serão beneficiadas pelo investimento anunciado, há outras 40 residências varzinas no processo de registro civil e 250 no trâmite de levantamento socioeconômico, feito por uma empresa licitada pelo Governo Estadual com o apoio da Prefeitura.

Com informações da Prefeitura de Várzea Paulista

%d blogueiros gostam disto: