Ladrões invadem Casa de Bombas de Louveira e furtam equipamentos de captação de água

A Casa de Bombas, instalação responsável pela captação e bombeamento de água do Córrego Rainha para abastecimento da população de Louveira, foi invadida na madrugada desta sexta-feira (27) por ladrões que furtaram dezenas de metros de cabos de cobre de suas instalações elétricas (a quantidade correta ainda está sendo apurada).

Esta é a terceira vez no ano em que o ponto responsável pela captação de água do Córrego Rainha é alvo de ladrões. Só nesta ação, o prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 15 mil. Também foram registrados outros dois casos de furtos no ponto de captação de água do Rio Capivari neste ano.

Para furtar os cabos, os ladrões danificaram painéis, disjuntores e relés (dispositivos elétricos das bombas), que acabaram queimados.

A Secretária de Água e Esgoto está trabalhando para que tudo esteja consertado até às 18h desta sexta-feira (27). Não há, no momento, riscos para o abastecimento da população.

Importância

Os pontos de captação de água são muito importantes no abastecimento, pois é dali que a água do rio é bombeada para o tratamento e, em seguida, para a população.

O Secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes, pede que a população ajude na conservação dos pontos de captação e reserva de água: “Estamos num ano difícil; com pandemia, falta de chuvas, incêndios nas matas, e agora um aumento nos casos de furtos dos equipamentos de abastecimento de água. Por isso, pedimos à população louveirense, que já tem ajudado muito nesse período de estiagem com a economia de água, que participe na conservação e denuncie toda vez que alguma instalação de água seja invadida, pois esse local é fundamental para que a água chegue até nós”, disse.

Recentemente uma pessoa foi presa em ação da Guarda Municipal depois de identificada como responsável pelo furto de cabos em Louveira.

A Prefeitura de Louveira colocou em andamento o processo de contratação para ampliação do sistema de monitoramento de vídeo nos locais de captação de água. Enquanto isso, as rondas da Guarda Municipal e Polícia Militar serão intensificadas.

Com informações da Prefeitura de Louveira

%d blogueiros gostam disto: