Criação da Região Metropolitana de Jundiaí avança

A criação da Região Metropolitana de Jundiaí foi tema de nova reunião nesta quinta-feira (9), com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, membros do Governo do Estado, além de prefeitos, vices e secretários das cidades que compõem a região: Jundiaí, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu e Cabreúva.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ressaltou que o projeto da criação da Região Metropolitana de Jundiaí está prestes a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa. “Nossa expectativa é que possa ir até amanhã para a Alesp. Existe também o debate sobre a possibilidade de inclusão de Itatiba na Região Metropolitana de Jundiaí, algo discutido na última Audiência Pública”, afirmou.

O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, afirmou que a reunião foi extremamente importante. “Afinal, nossa região é privilegiada. Não temos vaidade e somos unidos. Essa ação é muito importante e estamos aguardando pela aprovação da Região Metropolitana de Jundiaí, que trará avanço e mudará a vida da população”, destacou o prefeito de Itupeva.

Já o vice-prefeito e secretário de Governo de Itupeva, Alexandre Mustafa, ressaltou que o encontro foi mais um passo importante para a consolidação da Região Metropolitana de Jundiaí. “Hoje participamos de um debate fundamental, considerando que já se passaram 30 dias da Audiência Pública, que discutiu sobre a Região Metropolitana de Jundiaí e o encaminhamento do Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa. No encontro desta manhã definimos todos os passos dos próximos 12 meses, visando a implantação e o funcionamento desta nova regionalização, que possibilitará maior planejamento, captação de recursos e investimentos na macrorregião, com mais de 800 mil pessoas”, comentou.

Durante a reunião, os prefeitos foram incumbidos de indicarem representantes técnicos para o Comitê Executivo, visando a construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integral (PDUI), que dará o suporte sobre as questões de abrangência territorial; macrozoneamento; uso de ocupação do solo urbano; diretrizes para a articulação intersetorial das políticas públicas e delimitação de áreas. “Nosso representante no Comitê Executivo será o secretário Kleberson Renato, que estará integrado aos demais representantes de todas as cidades que vão compor a Região Metropolitana de Jundiaí e com a possibilidade do ingresso de Itatiba, considerando a proposta de inclusão”, confirmou.

Próxima reunião

A próxima reunião ainda será agendada e terá como pauta a nova composição da presidência e vice-presidência do conselho.

Com informações da Prefeitura de Itupeva

%d blogueiros gostam disto: