Músico poliglota de Jundiaí se destaca com canções internacionais

Com o conhecimento de sete idiomas diferentes, José Roberto Ramos, 60 anos, se tornou conhecido entre os artistas de Jundiaí como poliglota. É com este apelido que ele assina o seu nome artístico e aposta nas canções internacionais para se destacar.

“A maioria dos cantores conta com repertório de músicas nacionais, eu não, prefiro cantar músicas internacionais para apresentar algo diferente. Canto em inglês, francês, espanhol e italiano”, enaltece o seu trabalho que recentemente tem se apresentado na rua por falta de oportunidades em eventos, que foi prejudicado pela pandemia do Novo Coronavírus.

Atualmente, a sua companheira Viviane o acompanha em apresentações dando apoio na percusão, mas ele costuma fazer shows sozinho. “Antes da pandemia eu me apresentava em shoppings da cidade e em clubes, mas por causa da pandemia os shows pararam e eu estou indo para a rua divulgar o meu trabalho”, informa.

Além do inglês, francês, espanhol e italiano, e também o português, Poliglota está aprendendo o chinês e japonês, estes dois últimos idiomas são os mais difíceis, considera. “Primeiro aprendi o inglês e comecei a dar aula. Depois trabalhei com espanhóis, convivi com italianos e estudei francês, assim fui aprendendo cada uma”, revela.

Além de músico, Poliglota também dá aulas de inglês e francês, além de português para estrangeiros. Natural do Paraná, o artista vive em Jundiaí há 40 anos e se considera um autodidata, tanto na música como no aprendizado dos idiomas. “Meu pai era músico também e eu aprendi a tocar violão aos 13 anos. Hoje gosto de tocar a viola caipira, além de teclado que também aprendi sozinho”, diz.

Poliglota entrou nas redes sociais recentemente e ainda está aprendendo os segredos de divulgação de seu trabalho pela internet. Por enquanto, ele disponibiliza o número de seu celular para conseguir agendar novos shows: (11) 96187-6299.