VÁRZEA PAULISTA

Várzea Paulista mantém vacinação contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que não vai interromper a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. O Governo do Estado de São Paulo divulgou, na última quinta-feira (16), que, por recomendação do Comitê Científico do Estado, segue com a vacinação de adolescentes dessas idades contra a Covid-19. Várzea Paulista acolheu a recomendação e continuará a vacinar a faixa etária.

Segundo o Estado, há quantidade suficiente de imunizantes — boa parte deles já enviada às cidades —, que precisam ser aplicadas o quanto antes, por terem validade curta, e não vão impactar a aplicação das terceiras doses, que começam a ser aplicadas em idosos varzinos na semana que vem.

O Governo Estadual ressalta, na nota publicada, a importância de oferecer a imunização completa a esse público, pois três a cada dez adolescentes que morreram com a doença no estado não tinham comorbidades. As pessoas dessa faixa etária respondem por 6,5% dos casos e estão retomando atividades cotidianas, como as aulas presenciais.

O Estado lamenta a decisão do Ministério de Saúde de orientar a suspensão da vacinação de quem está nessa faixa etária e não tem comorbidades, recomendação contrária à orientação do CONASS (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde), atrasada e fora de compasso com a realidade dos estados, cuja maioria já está vacinando esse público. A vacinação do grupo também já está em curso em países como EUA, Chile, Canadá, Israel, França e Itália.

O Governo Estadual também afirma que as diretrizes federais causam apreensão em milhões de adolescentes, famílias que esperam ver os filhos imunizados, e professores que convivem com esses jovens.

Agenda para 3ª dose 

Os idosos de 80 anos ou mais começam a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Várzea Paulista, na semana que vem. As 500 doses da Coronavac começaram a ser agendadas na noite desta quinta-feira (16). A data agendada deve ser seis meses após o dia em que foi recebida a segunda dose. Veja como agendar: https://tinyurl.com/z8b59c.

Serão 100 doses na segunda-feira (20), 200, na quinta-feira (23), e outras 200, na sexta-feira (24).

Com informações da Prefeitura de Várzea Paulista