Frente fria marca o início da Primavera em Jundiaí

A primavera começa oficialmente nesta quarta-feira (22) às 16h21 (horário de Brasília). A primeira semana da estação será marcada por chegada de frente fria no Sul e Sudeste, atingindo a região de Jundiaí com queda nas temperaturas.

A queda nas temperaturas é causada pela aproximação de um ciclone extratropical – fenômeno meteorológico de baixa pressão atmosférica que dá origem às frentes frias – que se formou na segunda-feira (20) próximo ao continente. Esse fenômeno é caracterizado pela presença de fortes ventos e chuvas de intensidade moderada a torrenciais.

“Eles [os ciclones extratropicais] são formados pelo choque de massas de ar diferentes. Nesse caso específico, o ciclone foi formado pelo choque de duas massas de ar, sendo uma mais fria e seca vinda do sul e outra mais úmida e quente vinda das áreas do subtrópico, como no Sudeste do Brasil”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.

Retorno das chuvas

Para a maior parte do país, a primavera vai trazer temperaturas mais altas e o retorno das chuvas.

“A primavera é uma estação de transição, ela está entre o inverno e o verão, por isso ela tem características de ambas as estações, ou seja, normalmente temos dias mais quentes e secos e outros dias mais chuvosos e com temperaturas mais baixas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.

O início da estação é chamado de equinócio de primavera – quando as horas do dia e da noite têm a mesma duração de 12 horas – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte. A estação termina em 21 de dezembro.

Previsão do tempo

A previsão para a quarta-feira é de bastante nebulosidade no período da manhã, com diminuicão progressiva na cobertura de nuvens a partir da tarde, ventos intensos, temperaturas amenas e baixa amplitude térmica, com mínima prevista em 14°C e máxima em 24°C.

Na virada de quarta para quinta-feira, é esperado mais um declínio nas temperaturas e a quinta-feira deve amanhecer com temperaturas em torno de 12°C. Entretanto, sob condição de céu parcialmente nublado a predomínio de sol, uma grande amplitude térmica é esperada, e a máxima fica em torno de 26°C. Chuvas são esperadas para o final de semana, mas não há indicativos de grandes volumes.