Bosquinho do Bonfiglioli é reaberto após reformas

Localizado no bairro Jardim Bonfiglioli, o Bosque Hermindo Rossi, conhecido como Bosquinho, foi reaberto à população após passar por obras de revitalização. A melhoria era uma reivindicação da própria comunidade do bairro e faz parte da proposta da Prefeitura de Jundiaí de ampliar áreas públicas para convivência familiar, prática de atividades físicas, lazer e educação para as crianças.

 

Espaço verde no interior do bairro recebeu investimento de R$ 300 mil

A reabertura contou com a presença do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, de outras autoridades e da comunidade. “O Bonfiglioli tem aqui um verdadeiro tesouro, uma área verde que está revitalizada e agora é reaberta para toda a população. Além disso, um espaço ligado a duas escolas e que poderá proporcionar aprendizagem e convivência com a natureza para nossas crianças.”

Com investimento de R$ 300 mil, a revitalização contempla a demolição e a reconstrução do passeio existente ao redor da área, melhorias no calçamento interno, construção de mureta, reforma da guarita, instalação de iluminação, gradil e portão, trabalho paisagístico, além da instalação de brinquedos (seguindo o conceito Cidade das Crianças) e de academia ao ar livre. Está aberto das 7h às 17h, com saída até as 18h, de segunda a domingo.

 

Brinquedos para as crianças acompanham o conceito de Cidade das Crianças

Filho de Hermindo Rossi, que dá nome ao bosque, Emerson Rossi tem 64 anos e acompanhou a reinauguração. “É muito bom estar aqui, lembrar da infância, quando brincava entre essas árvores”, recordou. Morador do bairro há 56 anos, Luiz Dias da Costa diz que o espaço precisava de revitalização e proteção. “Antes era mal frequentado, o que espantou muitos moradores do bairro. Agora temos um espaço que traz mais qualidade de vida.”

“Não foi uma reforma, foi uma transformação”, disse a moradora do bairro e educadora Rosana Oliveira. “Para que tudo isso ocorresse foi preciso que o prefeito Luiz Fernando tivesse sensibilidade, e ele teve.” Durante a reinauguração houve apresentação de dança cigana do Núcleo Juliana Santos e também de defesa pessoal, através da academia de jiu jitsu Gracie Barra Jundiaí.

 

Prefeito conversa com crianças durante a reinauguração do Bosquinho, que é ligado a duas escolas municipais

As obras foram realizadas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). O bosque fica no centro do bairro, é altamente arborizado e conta com uma nascente. O uso do espaço será compartilhado com os alunos das EMEBs Brígida Gatto Rodrigues e Alvarina Barbosa Martins, localizadas ao lado do Bosquinho e com crianças de 0 a 3 anos.

Diretora da Brígida, Cláudia Campos de Souza gostou da revitalização. “O contato com a natureza é muito importante para as crianças e tudo isso vai ao encontro da nossa proposta de desemparedamento, de aulas ao ar livre.”

A reinauguração contou também com a presença do vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, do gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, e dos vereadores Antonio Carlos Albino, Cícero Camargo da Silva, José Antônio Kachan Júnior e Adilson Roberto Pereira Junior.