Itupeva lança programa de prevenção ao câncer de mama

A Prefeitura de Itupeva, por intermédio da Secretaria de Saúde, tem trabalhado constantemente em ações de reestruturação do setor de Ginecologia e Obstetrícia, com o objetivo de prevenção. Uma destas iniciativas foi anunciada nesta sexta-feira (1º), no Cine Teatro, durante a abertura oficial da campanha Outubro Rosa.

A ação é o programa de Portas Abertas para Mamas, criado pela ginecologista Cláudia Celina, que atua como coordenadora da Ginecologia e Obstetrícia das Unidades Básicas de Saúde. “Esse é um programa do meu coração. Sempre fiz este programa nos meus atendimentos, mas agora ele é ampliado para todas as Unidades”, disse ela.

A partir de agora, todas as mulheres que notarem a presença de nódulos durante o autoexame, ou então, dor nas mamas, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para atendimento. “Tivemos uma ótima adesão dos ginecologistas da rede, que entenderam a importância do programa. Com essa ação, a gente tranquiliza a mulher e encaminha para o exame”, disse a médica.

“Ou seja, a paciente chegou com uma reclamação de nódulo de mama, não terá agendamento de consulta. Ela passa pelo atendimento rapidamente e logo marcaremos exames para ela. Muitas das vezes somente na apalpação já consigo deixar a paciente tranquila ou preocupada. Esse projeto nasceu de ver a necessidade de correr para trazer a cura para esta paciente, em caso de diagnóstico de câncer de mama”, disse Cláudia Celina.

Números do câncer de mama

Segundo dados estatísticos do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.

A secretária de Saúde, Luciane Alves da Cunha, explicou que esse tipo de ação é preventiva e está de acordo com o planejamento da pasta. “O câncer de mama é um tema triste. Mas, fazer o movimento de cuidar das mulheres que lutam com as suas famílias, em diversos papeis que elas representam na sociedade, é muito importante. O número de casos de câncer de mama tem aumentado e isso nos preocupa. Queremos transferir a informação para as mulheres que é preciso se tocar, fazer o autoexame e tirar um tempo para se preocupar com a própria saúde. Não dá para negligenciar a própria saúde”, disse ela.

O prefeito Marcão Marchi, ao lado do secretário de Governo e vice-prefeito Alexandre Mustafa, reforçou que a saúde da mulher é um compromisso da gestão. “Nós estamos começando a colher os frutos que plantamos. Contamos muito com o apoio dos servidores da Saúde que nos ajudaram quando o município passou por dificuldades. Saibam que a Saúde da nossa população é nossa grande missão. Aproveito para assumir o compromisso da construção do Centro de Referência da Saúde para Mulher”, disse Marcão, que recebeu um certificado de ‘Amigo do Peito’, entregue pela equipe da pasta.

O vereador César Farali, vice-presidente da Câmara, esteve no evento. “Recentemente aprovamos o projeto de Lei Maria da Penha. Isso demonstra que a Câmara vem com muito respeito trabalhando pela mulher. Seja na defesa, no respeito ou na Saúde. Hoje é um dia muito feliz para todos nós. Quero reforçar que a prevenção não é só em outubro, é todo dia”, disse ele.

Durante a abertura oficial, Cláudia Celina apresentou números e estatísticas do câncer de mama no município. Também estiveram presentes os vereadores Lucas Schiavi (Fumacinha), Eliana Borges, Angelin Lorenção, Ana Paula Marciano, Cícera Zanata, Everaldo Moreira de Freitas (Primo do Hortênsia) e Valdemir Rodrigues da Silva (Grandão); secretários municipais; integrantes do grupo Coração Fraterno, Ana Lúcia Coelho Tonoli, presidente da ACE Itupeva e aa presidente do Comtur, Claudyana Pereira.

Ações pelo município

Como parte das iniciativas para estruturar o setor de Ginecologia e Obstetrícia, a Prefeitura ampliou o quadro de especialistas nas Unidades de Saúde, otimizou as agendas, gerou acessibilidade ao pré-natal, treinamento das enfermeiras das Unidades para atendimento do pré-natal de baixo risco, criou do Ambulatório de Ginecologia no Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida e executa, em breve, o projeto para implantação do ambulatório de Diu Mirena e Kyleena.

Programação Outubro Rosa

05/10 – USF Santa Elisa das 9h às 11h solicitação em livre demanda para exames de papanicolau e mamografia;

06/10 – UBS Nova Era às 9h – Roda de conversa na sala de espera

13/10 – USF Hortênsia às 8h – Roda de conversa na sala de espera

12/10 – USF Santa Elisa das 9h às 11h solicitação em livre demanda para exames de papanicolau e mamografia;

18/10 – USF Rio Pedras às 13h – Roda de conversa na sala de espera; USF São João às 7h – Roda de conversa na sala de espera;

19/10 – USF Santa Elisa das 9h às 11h solicitação em livre demanda para exames de papanicolau e mamografia; USF Santa Fé às 8h – Roda de conversa na sala de espera; CSIII às 9h e às 15h – Roda de conversa na sala de espera; Ambulatório de Saúde Mental às 9h – Roda de conversa na sala de espera; Ambulatório de Especialidades às 10h – Roda de conversa na sala de espera; Núcleo das PICS às 10h – Roda de conversa com o Grupo de voluntárias Coração Fraterno;

20/10 – UBS Guacuri às 7h30 – Roda de conversa na sala de espera; USF Quilombo às 13h – Roda de conversa na sala de espera; USF Monte Serrat das 14 às 20h – agendamento de Papanicolau das mulheres cadastradas na Unidade;

21/10 – UBS Chave às 9h – Roda de conversa na sala de espera

22/10 – USF Vila São João às 7h – Roda de conversa na sala de espera

23/10 – Caminhada alusiva ao Outubro Rosa às 9h no Parque da cidade

25/10 – UBS Medeiros às 9h – Roda de conversa na sala de espera; Ambulatório de Fisioterapia e Centro de Especialidades: exposição de imagens, textos e lembretes sobre prevenção e exames;

26/10 – USF Santa Elisa: 9h às 11h solicitação em livre demanda para exames de papanicolau e mamografia.

Com informações da Prefeitura de Itupeva

%d blogueiros gostam disto: