JUNDIAÍ

CIEMPI promove ateliê para a criação de atividades

O Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), órgão ligado à Unidade de Gestão de Educação (UGE), promoveu na última quarta-feira (06), um ateliê na creche, na EMEB Professora Maria Thereza Almeida Pontes e Nogueira. A atividade foi criar contextos, atividades de investigação para as crianças da unidade escolar. A capacitação dos educadores é um dos pilares da Escola Inovadora.

A partir da formação de três encontros, que tiveram início durante as atividades remotas, o grupo se aprofundou no estudo da pesquisa dos bebês e crianças. “Iniciamos os encontros remotamente, que foram momentos de troca com toda a equipe. Desse modo, percebemos as necessidades reais e o interesse em criar contextos e tornar a escola um grande ateliê”, comentou a supervisora Cleane Aparecida dos Santos.

Para concluir a série de encontros, a equipe escolar recebeu a coordenadora do CIEMPI, Miriam Stefanin Vieira Alberti, que atuou junto à equipe no planejamento dos contextos de aprendizagem para os bebês e crianças a partir da concepção da importância do ateliê e da arte no fazeres da creche, tornando também estas ações “Foram momentos de prazer e criatividade para as equipes, e que exige um tempo na rotina escolar” salienta.

Com a formação, os educadores conseguiram aplicar os contextos com as crianças que, seguindo a intencionalidade pedagógica, trabalharam abordagens de construtividade, ateliê do sabor, luz e sombra. “O CIEMPI atua no pensamento coletivo do grupo para projetar espaços e materiais que possam ser utilizados, levando-se em conta as escolhas para que os estudantes possam interagir com os espaços e materiais. É ver a escola como um grande ateliê, seguindo as abordagens de Reggio-Emilia”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

A diretora da EMEB, Cinthia Rizzato, ressaltou que foi um momento rico e proveitoso para a equipe “A proposta formativa de projetação dos ateliês foi muito significativa para a equipe escolar, que colocou em jogo a criatividade, a intencionalidade e o educador brincante que todos o são para planejar, investigar e relançar oportunidades de descobertas, desafios e encantos às crianças. Estamos felizes com a parceria com o CIEMPI”, disse a educadora.