Oficinas culturais gratuitas tem mais vagas abertas em Jundiaí

Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas de outubro para o programa de “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”.

As oficinas são abertas ao público em geral e serão realizadas com aulas ao vivo, pela plataforma Zoom. A única exigência é que os participantes tenham no mínimo 16 anos.

O programa de Formação para o Interior é uma iniciativa da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa e é gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

As inscrições devem ser feitas pela internet, sendo que para cada oficina há um link específico.

Para novembro e dezembro são oferecidas pela Secretaria de Cultura, as seguintes oficinas:

  • Fotografias para adiar o fim do mundo (60 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Inspirado na obra de Ailton Krenak, esta oficina irá provocar os participantes a respeito das urgências socioambientais: queimadas, desmatamento, falta de água, enchentes, mudanças climáticas que dia a dia batem na nossa porta e como podemos adiar o fim do mundo através da arte fotográfica. Os participantes aprenderão conceitos teóricos de fotografia e inspirações para transformar a prática fotográfica em ferramentas para sensibilizar o mundo através das imagens.

Coordenação: Natalia Vieira

Datas e horários: Turma A – 3, 4, 5 e 8 de novembro, das 10h às 12h/ Turma B – 3, 4, 5 e 8 de novembro, das 14h às 16h/ Turma C – 9, 10, 11 e 12 de novembro, das 14h às 16h

Inscrições: até 26 de outubro

Seleção: análise da ficha de inscrição

Público-alvo: pessoas que se interessem em aprender técnicas básicas de fotografia e linguagem fotográfica e/ou que se interessem por questões socioambientais, a partir de 16 anos.

Recursos técnicos, materiais e equipamentos necessários: Câmera fotográfica ou celular com câmera.

  • Clube de Leitura: Dois Olhares sobre Macbeth, de Shakespeare (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A peça mais curta do poeta e dramaturgo inglês será visitada sob duas perspectivas diferentes, a de Bodstein a partir dos estudos feitos sobre a obra de Ariane Mnouchkine (2014), que resultaram em sua dissertação de mestrado Macbeth, segundo o Théâtre du Soleil e a banalidade do humano no mundo contemporâneo (2017), e a de Marchi a partir da encenação que realiza atualmente para apresentação em formato digital com base na nova tradução para o português feita por Lawrence Flores Pereira.

Coordenadoras: Érika Bodstein e Valéria Marchi

Datas e horários – 3, 8, 10, 17, 22, 24 e 29 de novembro e 1º de dezembro, das 18h às 20h

Inscrições: até 26 de outubro

Seleção: Análise da ficha de inscrição

Público-alvo: em geral, a partir de 16 anos.

  • A Personagem como elemento estruturante de uma narrativa seriada (25 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A oficina abordará os preceitos básicos para a criação de uma série de TV/streaming, tendo como ponto de partida a personagem. Os exercícios propostos visam abrir caminhos para que os que os interessados na escrita de roteiros coloquem em prática uma maneira eficiente de se escrever bons diálogos e verticalizar personagens.

Coordenação: Drika Nery

Datas e horários: Turma A – segundas e quartas (exceto 15/11): dias 8, 10, 17, 22, 24 e 29 de novembro, das 14h às 16h/ Turma B – terças e quintas: dias 18, 23, 25, 30 de novembro; 2 e 7 de dezembro, das 18h às 20h

Inscrição: até 26 de outubro

Público: Roteiristas iniciantes ou aspirantes a roteiristas a partir de 18 anos.

Seleção: Análise de ficha de inscrição.

  • Brincando de Escritor: Como dar uma oficina literária infantil? (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A atividade apresenta formas de aproximar a criança (de 7 a 12 anos) do universo do livro e da literatura: como explicar procedimentos literários de forma leve e divertida (narrador, construção de personagem), como proporcionar os primeiros contatos com uma cultura estrangeira, como tornar o livro (do texto ao projeto gráfico) atraente para o jovem. Trata-se da metodologia da oficina “Brincando de Escritor” baseada em “Tarakã, o bigodudo”, livro do Kornei Tchukóvski, escritor infantil mais lido na Rússia.

Coordenação: Fabíola Notari e Marcela Schwab

Data e horário: 4 de novembro – 18h às 20h

Inscrição: até 26 de outubro

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: educadores, a partir de 16 anos.

  • Gestão Financeira e Prestação de Contas no ProAC Editais (50 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    O curso de gestão financeira e prestação de contas no ProAC Editais foi criado para artistas e produtores culturais que já tiveram alguma dificuldade na organização dos recursos em seus projetos. Numa linguagem simples e objetiva as pessoas participantes vão aprender a planejar seus gastos desde a elaboração do projeto até a prestação de contas.

Coordenação: Amanda Prado

Datas e horários: Turma A: 9, 10, 11 e 12 de novembro – 10h às 12h/ Turma B: 22, 23, 24 e 25 de novembro – 18h às 20h/ Turma C: 30 de novembro; 1, 2 e 3 de dezembro- 14h às 16h

Inscrição: até 26 de outubro

Seleção: Análise da ficha de inscrição

Público-alvo: artistas e produtores culturais.

  • Oficina: Graça e Consciência – A atividade integra a programação do 7º Encontro Internacional de Mulheres Palhaças (EIMPA) (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Esta atividade pretende investigar a trajetória de 25 anos da personagem Concessa. Cida abrirá seu “caderninho” para contar sobre a descoberta da palhaça como seu veículo de comunicação e equilíbrio. Cada participante será convidada a desvendar e explorar a capacidade de comunicação de sua própria palhaça, investigando linguagens, buscando sintetizar ideias e construir textos.

Coordenação: Cida Mendes (Palhaça Concessa)

Data e horário da atividade: 9, 10, 11 e 12 de novembro – das 10h às 12h

Público: interessados em geral

Inscrição: até 26 de outubro

Seleção: análise de ficha de inscrição

Público-alvo: Mulheres palhaças maiores de 18 anos que queiram investigar e trabalhar sua capacidade de comunicação.

  • Foto Preta – Diálogos – Narrativas Decoloniais (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A artista visual Isabela Alves e o fotógrafo Tiago Alexandre trazem reflexões sobre as narrativas decoloniais que vêm emergindo no cenário artístico contemporâneo, e como galerias, museus e o mercado de artes visuais em geral têm se relacionado com essa demanda. FOTOPRETA – DIÁLOGOS tem como proposta apresentar e dialogar acerca da produção fotográfica-visual e seus aspectos, através dos olhares de artistas e curadores negros, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários em relação à população e cultura afro-brasileira. As imagens têm o poder de contar, criar e provocar narrativas, sendo assim, tem um importante papel na construção de poder dentro da sociedade. Essas questões ligadas à presença e não presença de corpos negros e suas manifestações na fotografia, permeiam os diferentes eixos de diálogos propostos nesta atividade.

Coletivo Afrotometria

Convidada: Isabela Alves

Mediação: Tiago Alexandre

Data e horário: 9 de novembro, das 18h às 20h

Inscrições: de 29 de setembro até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Pessoas a partir de 16 anos, interessadas em artes visuais.

  • Oficina: Arte em Revista (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A proposta desta oficina é convidar os participantes a produzirem um zine-revista inspirado na revista Klaxon*. A ideia é que os participantes elaborem pequenos textos e imagens a partir de conteúdos referentes às rupturas que emergiram na semana de arte moderna.

Coordenação: Marisa Szpigel e Alexandra Contocani – Coletivo Oquecabeaqui *

Data e horário da atividade: Turma A – 10, 11 e 12 de novembro – das 14h às 16h/ Turma B – 16, 17 e 18 de novembro – das 18h às 20h

Inscrições: até 26 de outubro

Seleção: Análise da ficha de inscrição

Público-alvo: Educadores e interessados em geral

Materiais necessários: Papéis variados e materiais riscantes (lápis, canetas, etc.), tinta guache e pincéis.

  • A Era de Ouro dos Livros Russos Infantis: Ilustradores (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A proposta é contextualizar a geração de ilustradores, pintores e artistas gráficos da qual fez parte Vera Ermoláieva, expoente da vanguarda que ajudou a delinear o novo tipo de livro ilustrado que surgiu na Rússia nos anos 1920, anunciando o design contemporâneo.

Coordenação: Daniela Mountian e Fabíola Notari

Data e horário: 11 de novembro – 18h às 20h

Inscrições: até 26 de outubro

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: Educadores, pais, alunos do ensino médio, estudantes de graduação e interessados em geral, a partir de 16 anos.

Com informações da Prefeitura de Jundiaí