CPTM vai oferecer 10 mil livros em suas estações

Uma biblioteca com 10.300 livros estará à mão dos passageiros das estações da CPTM durante a 16ª edição do Livro Livre, projeto de incentivo à leitura. De 25 a 30 de outubro, as obras, doadas pelo Departamento de Logística Administrativa da CPTM (DFAL) e pela Editora Letraria, poderão ser retiradas gratuitamente em qualquer uma das estantes e gelotecas espalhadas por 15 estações.

A ação que pretende incentivar a leitura entre os milhares de passageiros será promovida nas estações Franco da Rocha, Água Branca e Pirituba da Linha 7-Rubi.na-Vila Mara, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba da Linha 12-Safira; além de Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade.

Além de levar os títulos para casa, os passageiros também vão poder devolvê-los após a leitura, caso queiram, ampliando a rede colaborativa e a oportunidade de compartilhar o conhecimento com outras pessoas.

Após o período do Livro Livre, a devolução dos exemplares poderá ser feita nas estantes e gelotecas, que ficarão de forma permanente nas estações que abrigaram a iniciativa.

Durante o período do Livro Livre, equipes de voluntários das entidades Lions Itapety, Letraria, Neuróticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, parceiros do evento, vão auxiliar os passageiros na escolha e retirada dos livros.

Programação
25/10, das 14h às 16h: Estação Pirituba, Linha 7-Rubi

26/10, das 14h às 16h: Estação Ipiranga, Linha 10-Turquesa

27/10, das 14h às 16h, Estação Tatuapé, Linhas 11-Coral e 12-Safira

28/10, das 14h às 16h, Estação Guarulhos-Cecap, Linha 13-Jade

29/10, das 14h às 16h, Estação Mogi das Cruzes, Linha 11-Coral

30/10, das 10h30 às 13h, Estação Guaianases, Linha 11-Coral

Gelotecas 

Iniciada em 2018 nas estações da CPTM, o projeto da geloteca foi idealizada pelo professor de arte e psicólogo da educação João Belmonte, para estimular a leitura e a troca de exemplares entre as comunidades periféricas em pontos de deslocamentos e encontros dessas pessoas. Até hoje, o artista já grafitou 180 gelotecas e o projeto está replicado Brasil e no Uruguai.

Livro Livre CPTM

A iniciativa é movimento da CPTM que consiste em deixar livros nas estações para que os passageiros encontrem, peguem, leiam e voltem a liberá-lo para outra pessoa, criando um movimento colaborativo e coletivo de incentivo à leitura.

O objetivo do Livro Livre é criar uma corrente de leitura para que a posse do livro seja sempre transitória, compartilhada e multiplicadora. A ação é inspirada em um movimento voluntário de base global, nascido da difusão do hábito do bookcrossing, que começou nos Estados Unidos no final da década de 1990.

%d blogueiros gostam disto: