GCM de Itupeva participa de curso de combate a curta distância
A equipe da Guarda Civil Municipal participou, nos dias 26 e 27 (terça e quarta), do curso CQB (Close Quarters Battle), conhecido também como Combate a Curta Distância. A capacitação é oferecida em parceria com a Escola de Governo da Prefeitura de Itupeva.
A parte teórica ocorreu na sala do HTPC. Já a prática está programada para os dias 3 e 4 de novembro, em Várzea Paulista. No total, 50 Guardas Civis integram o curso, sendo 42 de Itupeva, 3 de Cabreúva e 6 de Várzea Paulista. Os participantes foram divididos em duas turmas.
Durante a capacitação, o instrutor Rodrigo Dias, que exerce atividades no ‘Centro de Treinamento Tático Cunha Yamassake’ ensinou técnicas de combate e tiro a curta distância e ambientes fechados.
“Este curso prepara operacionalmente o guarda para um combate da criminalidade desse tipo de terrorismo urbano, como assaltos a bancos, por exemplo. Ou seja, para essas intervenções que os guardas precisam fazer, atuando neste primeiro atendimento, são necessárias técnicas para proteger a própria vida e zelar pela população”, explicou.
A capacitação faz parte do planejamento da gestão para oferecer condições de trabalho para os guardas civis municipais.
“A partir do ano que vem, a ideia é intensificar e oferecer ainda mais cursos e treinamentos diferenciados para os Guardas Civis, sempre com o objetivo de ampliar a formação e qualificação profissional. Ainda este ano participaremos de mais dois cursos”, confirmou o comandante da GCM, José Mario Pereira da Silva.
Saiba mais: O curso teórico contou com duração de 6 horas. Já a parte prática terá 8 horas de treinamento em ambiente confinado.
Com informações da Prefeitura de Itupeva


