Ativistas preparam homenagem para ciclista que morreu na Ozanan

A morte de Severino Ramos do Nascimento, o Seu Buiú, aos 60 anos, em um acidente de trânsito na manhã do último sábado (6), será lembrado em forma de homenagem e protesto pelo grupo Pedala Jundiaí.

Severino foi atropelado por um caminhão na Avenida Frederico Ozanan, em frente do Maxi Shopping, quando estava com a sua bicicleta esperando o sinal verde e se assustou com o barulho do escapamento do caminhão, caindo na frente do veículo.

Como forma de homenagear o aposentado morador na rua Carlos Gomes, no Jardim Carlos Gomes e protestar pela falta de estrutura ciclística na cidade, o grupo irá fixar uma bike pintada de branco no local do acidente, a ação é conhecida como “Ghost Bike” e já possui diversas outras espalhadas pelo município.

A homenagem (Ghost Bike) acontece no domingo (14) com o ponto de encontro na rua Belesso, 44, às 10h30. As doações podem ser deixadas no local. O grupo seguirá de bike até a avenida Frederico Ozanan, 6.002, onde a Gost Bike será fixada às 11h15.


Protesto

Para Rodrigo Félix, sociólogo e cicloativista do Pedala Jundiaí, o acidente é consequência da omissão de políticas públicas voltadas aos ciclistas no município.

“Na via onde tudo aconteceu (Ozanan) estava prometida uma ciclovia, o projeto está no papel há mais de meia década, mas continuamos a sina da falta de investimento em segurança para quem pedala, e o resultado você já sabe… Se as promessas fossem cumpridas, essa e outras vidas teriam sido poupadas”.

O Pedala Jundiaí também organiza arrecadação de alimentos e doações para a família. Em breve o grupo divulgará mais informações sobre o ato na página do Pedala Jundiaí no Facebook.

A vítima

Severino Ramos do Nascimento tinha 60 anos e no dia do acidente (sábado) acordou bem cedo para buscar uma roçadeira que iria usar para cortar a grama de um jardim. Com o dinheiro do serviço compraria alimentos para a família.

Os familiares contaram que ele não tinha condições financeiras e vinha trabalhando com o que aparecia de “bico”. De acordo com o neto dele, o avô – que já sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) -, possuía problemas na perna.

Homenagem (Ghost Bike)

Data: Domingo, 14/11/2021

Ponto de encontro: Rua Belesso, n. 44, às 10h30 am – doações podem ser deixadas no local.

Local da homenagem: Av. Frederico Ozanan, n. 6.002, às 11h15

%d blogueiros gostam disto: