Crianças participam de atividades especiais no O LAB – Ciência Divertida

Estudantes de escolas públicas de Jundiaí participaram do projeto “Diverte Teatro Viajante no LAB”, que apresenta a produção “Por Um Futuro Sustentável”, com a oficina “O Maravilhoso Mundo das Abelhas” nesta terça-feira (16). A atração recebe os alunos ainda nos dias 18, 22 e 23 de novembro, assim como o espetáculo “Encontro de Sábios – Todos Merecem Respeito – Bullying” entre os dias 24 e 26.

Os espetáculos e oficinas acontecem no recém-inaugurado O LAB – Ciência Divertida, espaço localizado na cidade de Vinhedo (SP) e mantido pela Ciência Divertida Brasil. As diversas atividades são desenhadas para alunos do 3º, 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental I.

Serão no total 50 oficinas e apresentações que contemplarão as cidades do interior de São Paulo (Campinas e região) e contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com incentivo do PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado e da Colgate-Palmolive – empresa que há mais de dois séculos tem como objetivo levar saúde e bem-estar para os lares brasileiros.

Nas duas primeiras semanas de novembro, crianças das escolas de Itatiba tiveram a oportunidade de conhecer O LAB – Ciência Divertida, assistiram aos espetáculos “Em busca da Gotinha Preciosa” e “Reciclagem Divertida” e participaram de oficinas teatrais e científicas. “As crianças ficaram encantadas e se divertiram muito. Ficamos felizes de receber os primeiros 875 participantes no LAB. É o nosso sonho se tornando realidade”, explica o diretor do projeto, Júlio Martinez.


Sustentabilidade e Bullying
Foram escolhidos temas de impacto social extremamente relevantes para as apresentações. Em um primeiro momento, em “Por um Futuro Sustentável”, os atores fazem diferentes demonstrações de manifestações de energia para comprovar como elas são importantes para a preservação da vida no nosso planeta.

O ponto alto da apresentação acontece quando as crianças, depois de entender o que irá acontecer quando os recursos naturais se esgotarem, participam de uma votação sobre mudar ou não suas atitudes hoje com o planeta e participam de oficinas interativas para mostrar o que poderiam fazer para essas mudanças.

Em paralelo, acontecerá a oficina “O Maravilhoso Mundo das Abelhas”, onde as crianças conhecerão sobre a biologia e o papel ecológico das abelhas, além das espécies vegetais visitadas por esses insetos.

Já em “Encontro de Sábios – Todos Merecem Respeito – Bullying”, os personagens se deparam com um Comitê de Sábios – formado por crianças da própria plateia, que tem a missão de analisar e entender as atitudes de crianças que parecem estar apenas brincando, mas na verdade estão praticando bullying.

Durante as oficinas serão realizadas atividades – como um desfile para destacar características positivas de cada um – para que as crianças possam desenvolver habilidades como empatia, negociação, diálogo e respeito às diferenças.

O Lab – Ciência Divertida
Primeiro laboratório da Ciência Divertida na América Latina, os participantes terão a oportunidade de se envolver em uma programação interativa e muito divertida e conhecer os laboratórios Leonardo da Vinci, Marie Curie, Mendeleev, o Eco Lab Amazônia, o Auditório Paulo Gustavo e muito mais.

Será a ocasião perfeita para os alunos participarem de espetáculos e oficinas de iniciação teatral e conhecerem, de maneira divertida e interativa, a importância de cuidar do planeta e respeitarem uns aos outros.

“Queremos levar cultura, arte, informação e conhecimento por meio de teatro e oficinas para as crianças. O objetivo é que os participantes vivenciem essa experiência e voltem para a escola e suas casas buscando ainda mais”, explica o sócio-diretor da Ciência Divertida Brasil, Júlio Martinez.

%d blogueiros gostam disto: