Semana do Doador de Sangue busca estimular voluntários

No dia 25 de novembro se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Por isso, essa semana os bancos de sangue promovem uma campanha para homenagear os doadores. O objetivo é estimular a doação de sangue.

A ideia é aumentar o volume do estoque, para que não venha faltar sangue em dezembro, período em que há uma queda da coleta de bolsas por conta do início das férias e festas de final de ano.

Neste ano, a Semana do Doador de Sangue acontece entre os dias 22 e 27 de novembro.

Como doar
Para doar sangue o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, confira os pré-requisitos básicos à doação, para que você não perca a viagem quando chegar a um dos postos de coleta.

Em Jundiaí, as doações podem ser realizadas na Colsan (Rua XV de Novembro, 1848, Vila Municipal).

%d blogueiros gostam disto: