JORNAL DA REGIÃO

JUNDIAÍ E REGIÃO

CRAS de Itupeva conclui ciclos de encontros com famílias

A Prefeitura de Itupeva concluiu, nesta quarta-feira (1), mais uma etapa do Programa Famílias Fortes, numa ação promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Monte Serrat), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Educação.

O programa contou com sete encontros familiares, com intuito de fortalecer vínculos e evitar comportamentos indesejáveis na adolescência, trabalhando temas atuais, como prevenção ao álcool e as drogas, gestação na adolescência, entre outros.

“Essa iniciativa foi aplicada nos territórios de abrangência (CRAS Monte Serrat e Parque das Hortênsias). Esse trabalho iniciou em meados de outubro na unidade Monte Serrat e a primeira turma concluiu o processo na Emefei Jardim Vitória”, detalha a psicóloga Fabiane Micheletto, juntamente com a assistente social Shirley Letrinta e a estagiária Giovanna Sivi Bardi.

A implantação do Programa Famílias Fortes contou com todo suporte – material, capacitação da equipe técnica e monitoramento dos encontros – sendo uma idealização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Os encontros que aconteceram na Emefei Jardim Vitória foram extremamente importantes para a execução do projeto. “O apoio da diretora Rose Gandra Pontes foi imprescindível para a captação das famílias participarem do programa, bem como suporte na realização, além de todo o acolhimento neste período”, detalharam as profissionais da equipe técnica do CRAS Monte Serrat.

Por sua vez, a diretora Rose Gandra Pontes disse que o programa foi fundamental para gerar aproximação das famílias com a unidade escolar. “Essa iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social tem agregado positivamente na aproximação entre família e escola, contribuindo diretamente para as ações da Secretaria de Educação, em especial na Emefei Jardim Vitória, onde as famílias estão sempre presentes nas ações ao longo do ano”, comentou.

Integrada ao Programa Famílias Fortes, a moradora do Jardim Vitória, Marlene Aparecida Barbosa Araujo, afirmou que essa ação tem ajudado bastante na aproximação dos pais com seus filhos. “Esse aprendizado é extremamente válido, pois passamos a enxergar as crianças de uma maneira diferente, compartilhando de momentos amorosos, de confiança e de atenção. A equipe do CRAS e da direção da escola foram muito importantes para esse processo”, ressaltou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, também agradeceu a todas as famílias que participaram e depositaram confiança neste programa, além de todos os profissionais da equipe do CRAS Monte Serrat. “Além disso, não poderia deixar de agradecer o apoio da Secretaria de Educação, na figura do secretário Fábio José de Andrade, bem como a diretora da Emefei Jardim Vitória, Rose Gandra e a supervisora do Programa Criança Feliz, Mônica Governici. Para o ano que vem o programa terá continuidade na cidade”, confirmou.

Já o secretário de Educação, Fábio José de Andrade, salientou que a presença dos pais foi fundamental para o sucesso deste programa, pois as crianças dependem deste apoio. “Por isso, essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social está mantida. A escola é um espaço muito acolhedor para o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos entre as famílias. A comunidade aderiu essa iniciativa e para 2022, a unidade seguirá com portas abertas para o Programa Famílias Fortes”, disse.

Saiba mais – Para o próximo ano, as famílias com jovens na faixa etária de 10 a 14 anos, poderão se inscrever no programa, por meio dos seguintes contatos: CRAS Monte Serrat (11) 4591-3796 e CRAS Parque das Hortênsias (11) 4593-1391, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Com informações da assessoria de imprensa

%d blogueiros gostam disto: