Cia. Jovem de Dança proporciona experiência interativa para a criançada

A Cia. Jovem de Dança, corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), estreou nesta sexta-feira (03) uma adaptação interativa e em diversos palcos e cenários do espetáculo “Instagrimm”, peça de Alex Soares, diretor artístico da companhia. O espetáculo é apresentado na futura Fábrica das Infâncias Japy, espaço voltado para as crianças, instalado no prédio da antiga Tecelagem Japy, e que será oficialmente inaugurado pela Prefeitura no sábado (18), às 14h, como parte da programação de aniversário de 365 anos da cidade.

Inspirado em contos dos irmãos Grimm – uns mais famosos, como “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”, e outros um pouco menos, como “João de Ferro”, “Rumpelstichen”, “O pescador e sua esposa” e “O menino que não sabia o que era o medo” -, o espetáculo traz elementos do mundo tecnológico e das redes sociais, propondo uma experiência interativa entre bailarinos e público.

A estreia do novo formato contou com a participação dos alunos das salas de 2º ano da Emeb Glória Rocha Genovese (Vila Cristo). Para um deles, Rafael Alves, de oito anos, foi um privilégio fazer parte da primeira turma a assistir ao espetáculo. “Minha parte preferida foi a do lobo mau. Ele fez uma linda performance, plantou bananeira e fez piruetas”.

“Esta adaptação casou muito com o espaço da Japy. A apresentação em palco de teatro foi lançada em 2019, no Polytheama, e é bastante dinâmica, pois as luzes e os vídeos permitem a imersão dos espectadores. Mas a experiência de andar pelos diferentes espaços, interagindo com a cenografia e demais elementos da peça, acompanhando os bailarinos, também permite bastante o uso do corpo. Parece até que o espetáculo foi feito para este espaço, que ainda nem existia”, brincou Alex.


O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica a proposta da atividade. “Esta é mais uma ação realizada em plataforma, da Cultura com a Educação, aproveitando do belo trabalho da Cia. Jovem de Dança para enriquecer a experiência cultural dos alunos das escolas municipais. Esta é uma das propostas dos corpos artísticos, fomentar o cenário cultural da cidade e permitir o intercâmbio artístico”.

Além da apresentação, os alunos tiveram um bate-papo e fizeram perguntas para os bailarinos ao final do espetáculo.

Mais Instagrimm
Durante o mês de dezembro, a companhia realiza mais apresentações gratuitas. Às sextas-feiras, o espetáculo será apresentado em sessões voltadas para escolas da rede municipal.

Já nos dias 04, 11 e 18 (sábados) e 05, 12 e 19 (domingos), como parte da programação do aniversário de 365 anos de Jundiaí, a companhia realiza apresentações com entrada gratuita, sempre às 11h. A capacidade de público é de 40 pessoas, por ordem de chegada, sem entrega prévia de ingressos.

A Fábrica das Infâncias Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, vila Arens. A sua inauguração oficial será no sábado (18), às 14h, quando o Comitê das Crianças fará a entrega do documento oficial deste ano para o prefeito e será também oficialmente apresentado o Plano Municipal da Primeira Infância para a cidade.

%d blogueiros gostam disto: