Corpo de Bombeiros de Jundiaí completa 75 anos

O major Allan Muniz de Andrade reuniu os soldados do 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros, no Parque da Uva, para a solenidade alusiva aos 75 anos de criação da unidade de Jundiaí.

De acordo com o departamento de relações públicas do Corpo de Bombeiros, a cidade foi a primeira a ter um destacamento no Interior do Estado.

Após a ocorrência de um grande incêndio em um dos galpões da Companhia Paulista de Trens, em 12 de novembro de 1946, foi criado em Jundiaí o primeiro destacamento de bombeiros do interior do Estado.

O então Comandante do Corpo de Bombeiros da Força Pública, Coronel Índio do Brasil, vislumbrando a necessidade de expansão do Corpo de Bombeiros para o interior, juntamente como o Secretário da Fazenda, o Interventor Geral do Estado e o Prefeito, inauguraram o quartel de Bombeiros em Jundiaí.


Inicialmente a unidade contava com 12 homens e duas viaturas, um caminhão Chevrolet 1946 – que servia como Auto Tanque e uma viatura importada American La France, ano 1939, que atendia como primeiro socorro.

Além da rotina normal, os bombeiros ajudavam na distribuição de água potável em escolas, hospitais e residências da cidade.

Primeiramente instalado nas dependências de um antigo depósito municipal no bairro do Anhangabaú, permaneceu até o ano de 1953, ano em que foi transferido para o prédio na Rua Zacarias de Góes, permanecendo até o ano de 1971.

Em 14 de dezembro de 1971, foi oficialmente inaugurado o atual prédio em que está instalado o 1º Sub Grupamento de Bombeiros de Jundiaí, à Rua João Batista Curado, 120, na Chácara Urbana.

Em 27 de novembro de 2008, através do Decreto Estadual n.º 53.733 foi instituído o 19º Grupamento de Bombeiros, atendendo municípios de Jundiaí a Amparo até Atibaia e Vinhedo.

O major Allan Muniz tem se esforçado em um trabalho junto aos prefeitos, para convênio e ampliação das cidades que terão Bombeiros, como Cabreúva, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

De acordo com o departamento de relações públicas o Corpo de Bombeiros já atendeu mais de 21 mil ocorrências.

A unidade é formada por homens e mulheres que arriscam a própria vida diariamente para preservar as vidas do cidadão de cada município.

Veja alguns momentos dos bombeiros em ação

 

 

 

CORPO DE

Bombeiros foram acionados para socorrer as vítimas

 


 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: