LOUVEIRA

Dezembro laranja: Saúde alerta para cuidados com o sol

A Secretaria de Saúde de Louveira alerta a população para os cuidados que devem ser adotados para se proteger do sol e prevenir o câncer de pele no período de Verão.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo e tem cura quando detectado a tempo.

Por isso, as principais recomendações são quanto à prevenção, evitando exposições prolongadas ao sol e adotando o uso de protetores, e aos exames, que permitem detectar a doença ainda no estágio inicial e aumentam as chances de cura (veja mais informações abaixo).

Campanha
Para conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBC) lançou a campanha Dezembro Laranja, que neste ano tem a mensagem ‘’Adicione mais um fator de proteção’’, com objetivo de conscientizar sobre uma série de medidas de proteção que aumentam em até 90% as chances de cura, especialmente quando há detecção precoce.

Enfermeiros e profissionais da saúde de todas as unidades de atendimento de Louveira estão prontos para realizar consultas e, em caso de necessidade, encaminhamento para um médico especialista. Atualmente, a cidade dispõe de cincos unidades disponíveis para atender esse tipo de caso:

– US Antônio Carlos dos Santos (PAS)

Rua São Carlos, 151, Jardim Lago Azul

Funcionamento: 8h às 17h

Telefone: (19) 3848-1201

– Unidade Básica de Saúde Gilberto Ajjar

Avenida Adil, 17, Monterrey

Funcionamento: 7h às 16h

Telefone: (19) 3948-5300

– UBS 21 de Março

Rua Luiz Gonzaga, 375, Jardim 21 de Março.

Telefone: (19) 3878-0728.

– UBS Dra Lucilene Mosca Melin – LMM (CSIII)

Rua Antônio Schiamanna, 208, Vila Nova

Funcionamento: 7h às 21h

Telefone: (19) 3948-5300

– UBS Burck

Rua Martinho de Ludres, 700, Residencial Burck

Funcionamento: 7h às 17h

Telefone: (19) 3878-0411

Dezembro Laranja
Organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha surgiu em 2014 e faz alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. A entidade orienta que, neste momento em que precisamos usar o álcool gel e máscara facial, os brasileiros devem adotar também o uso de protetor solar como regra, especialmente com a chegada do Verão, quando a incidência solar aumenta e as pessoas tendem a ficar mais expostas em praias e piscinas.

Segundo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle. Ele pode ser classificado como:

– Melanoma, mais raro e que pode levar à morte;

– Não Melanoma, mais freqüente e menos grave, porém pode causar deformações no corpo.

Ambos têm cura se descobertos logo no início.

Sintomas
O câncer pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Portanto, é importante conhecer seu corpo e ficar atento a qualquer mudança ou anormalidade na sua pele.

Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia pode diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

– Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

– Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

– Uma mancha ou ferida que não cicatriza que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Medidas de prevenção
– Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;

– Procurar lugares com sombra;

– Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;

– É recomendado que durante a exposição ao sol sejam usados filtros com FPS 15 ou mais e que protejam também contra os raios UV-A. Os filtros solares devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou após nadar, suar e se secar com toalhas. Mesmo filtros solares ‘’à prova d’água’’ devem ser reaplicados;

– Usar filtro solar próprio para os lábios.