Ômicron responde por 80% dos casos de Covid na Capital

WESLEY FARAÓ KLIMPEL

(FOLHAPRESS) – A variante ômicron responde por 80% dos casos de Covid-19 na cidade de São Paulo, afirmou a Secretaria Municipal da Saúde nesta terça-feira (11). Foram identificadas até agora 154 pessoas infectadas com a nova cepa do coronavírus na capital paulista.

De acordo com a pasta, entre 105 amostras analisadas pelo Instituto Butantan recentemente, 20 (19,4%) foram positivas para variante delta e 85 (80,95%) para a cepa ômicron.

As datas a que correspondem as amostras de ômicron não foram divulgadas pela administração. A vigilância genômica é feita em parceria entre a prefeitura e o Instituto Butantan. São estudadas semanalmente cerca de 300 amostras de RT-PCR positivas para Covid-19.

A prefeitura tem feito testes rápidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Prontos Atendimentos (PAs), prontos-socorros (PSs) e nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBS), no setor de triagem, para identificar os casos positivos de Covid-19.

Os testes feitos pelos profissionais de saúde são pelo método antígeno. “A medida contribui para identificar os casos com maior rapidez e manter o monitoramento do paciente na cidade de São Paulo”, disse a pasta em nota.

A prefeitura começou, na última quarta (5), a fazer dupla testagem de Covid-19 e influenza em pessoas com sintomas gripais. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, serão disponibilizados cerca de 300 mil conjuntos de testes em todas as 469 UBSs da capital.

A incidência simultânea da nova cepa da gripe H3N2 e da variante ômicron tem levado a um aumento de internações e atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios em hospitais públicos e privados de São Paulo.

As síndromes respiratórias também têm causado problemas para a administração pública. Na capital paulista, na última semana, 1.585 profissionais estavam afastados por Covid-19 ou síndrome gripal. A gestão Ricardo Nunes (MDB) conta com 94.526 servidores efetivos ou contratados por OSS (Organizações Sociais de Saúde).

%d blogueiros gostam disto: