Prefeitura cobra da Rota das Bandeiras soluções para o trânsito

As obras para duplicação e implantação das marginais da rodovia João Cereser, iniciadas em julho de 2021, alcançam 50% da execução e para melhorar o fluxo dos motoristas impactados pelas intervenções, a Prefeitura de Jundiaí se reuniu com a concessionária Rota das Bandeiras, na manhã de sexta-feira (18), para propor mais agilidade nas obras, melhorias na sinalização e na manutenção das vias de tráfego provisório, além de intensificar os canais de comunicação com os moradores. A conclusão das obras é estimada para o mês de outubro.

A reunião, presidida pelos gestores de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi e de Mobilidade e Transporte (UGMT) Aloysio Queiroz Júnior, contou com a participação de executivos e engenheiros da Rota das Bandeiras, DAE e Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos.

“Toda obra, antes de terminada, causa impacto. É como fazer reforma morando na casa. Por isso, é essencial planejar bem o que será executado para que a população consiga ter a dimensão das melhorias que serão entregues ao final. A equipe técnica da Prefeitura e a concessionária têm se reunido regularmente para encontrar as melhores alternativas para diminuir o impacto aos motoristas. Já fizemos algumas reuniões com os representantes dos condomínios e bairros impactados para ouvir as críticas e sugestões”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Entre os temas alinhados durante a reunião, os ajustes operacionais relativos à obra da concessionária, com o detalhamento do avanço de cada etapa em andamento, maior sinalização nos trechos em que o tráfego está permitido de forma a facilitar a identificação das opções pelos motoristas, bem como a manutenção do pavimento dos viários provisórios, que receberam o tráfego rodoviário em trecho anteriormente dimensionado para trânsito local. A comunicação com os moradores também será intensificada e detalhada para que os usuários, sejam os moradores do entorno ou aqueles que trafegam pelo trecho, tenham conhecimento prévio do que está senso feito e das alterações.

“A concessionária irá implementar todas as medidas necessárias para melhorar o fluxo, a sinalização, o viário e a comunicação que forem indicadas pelos técnicos da Prefeitura em acordo com a nossa equipe”, explica o diretor de engenharia da concessionária Rota das Bandeiras, Silvio de Godoy Antunes.

Apresentação de alterações foi feita em reunião, na manhã de sexta-feira (18), no Paço Municipal

Alterações

Entre as melhorias no trânsito propostas pela equipe de Mobilidade e Transporte da Prefeitura estão a alteração do fluxo, a partir de domingo (20), com o fechamento nos horários de pico da primeira alça de acesso da Rod Geraldo Dias para a Avenida Prefeito José de Castro Marcondes e aberturade outro acesso, em 300 metros, logo após a passarela de pedestres do Terminal Hortolândia. “O principal objetivo da medida é reduzir os conflitos de tráfego (já que no trecho há cruzamento em ‘x’ da via) e o tempo de viagem nos horários de pico. Desta forma, serão ampliadas as opções para acesso à região da Vila Hortolândia “, detalha o diretor de Trânsito e Transporte, Leslie Tealdi.

O gestor da UGMT, Aloysio Queiroz explica que as obras são necessárias para destravar a mobilidade daquela região da cidade. “Principalmente neste trecho que é artéria para regiões de grande desenvolvimento. Os avanços das etapas passarão a ser comunicados à população, principalmente para os moradores do entorno, que são os mais impactados pelas obras”, detalha.

Na próxima semana, um novo encontro técnico será realizado para avaliação desses ajustes que serão realizados para medir o impacto no tráfego.

%d blogueiros gostam disto: