Representante da Johan Cruyff Foundation visita Cabreúva
O representante da Johan Cruyff Foundation, da Holanda, Farid Gamei, está em Cabreúva desde o início da semana. Farid é gerente geral do Projeto Cruyff Court e estará no Brasil para a realização de um ato simbólico de início de obra na construção de uma nova quadra esportiva no Parque Ecológico do Piraí, em Cabreúva. O local, que hoje carece de estrutura e segurança para oferecer atividades às crianças e jovens da região, sofre ainda com constantes alagamentos que prejudicam a utilização do espaço.
O Projeto Cruyff Court faz parte de um programa internacional criado pela Fundação Johan Cruyff e está presente em outras 250 sedes, em diversos países do mundo. O objetivo do projeto é criar espaços seguros para o desenvolvimento de crianças e jovens por meio de práticas esportivas, principalmente, o futebol. As Cruyff Courts são construídas seguindo um padrão internacional, em parceria com a prefeitura local. A obra inclui a regularização do terreno, contribuindo para a melhoria da drenagem de águas pluviais do local.
Em Cabreúva, o projeto será promovido pelo Instituto Plataforma Brasil – que foi o pioneiro na implementação desse projeto no país, com o Cruyff Court Ermelino Matarazzo, em São Paulo. Além da construção do campo, serão oferecidas atividades diárias no contraturno escolar, realizadas por professores formados na metodologia Cruyff Court.
Além de Farid, o ato simbólico de início das obras contou com a presença da presidente do Instituto Plataforma Brasil, Joëlke Offringa, autoridades locais, pais e alunos do projeto e moradores da região.
O representante da Cruyff Foundation foi ao local onde será construída a quadra esportiva em Cabreúva e, em seguida, participou de um bate-papo com crianças e jovens do projeto e sorteou uma bola nova para aquecer até a chegada do campo novo.
Nesta quarta-feira (16), Farid participará de uma reunião com o prefeito Antonio Carlos Mangini. Ele pretende ainda passar algum tempo com os professores e o time operacional do projeto no Brasil, conhecer pessoalmente as crianças e jovens matriculados para os treinos em Cabreúva e visitar a Cruyff Court Ermelino Matarazzo, em São Paulo.