Professora de Itatiba é vencedora em prêmio nacional de boas práticas

A Educação de Itatiba conquistou durante este mês de março mais um importante título. O serviço oferecido à população tem sido destaque em rankings e premiações que acontecem no âmbito nacional.

Desta vez, a professora Katia Diolinda Freire, que leciona para alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Francisco Rodrigues Barbosa, na Vila Mutton, foi uma das vencedoras do concurso “Conectando Boas Práticas: projetos pedagógicos inspiradores”, da Fundação Lemann.

O projeto “Conectando Boas Práticas: projetos pedagógicos inspiradores” busca valorizar e dar visibilidade ao trabalho de educadores de todo o Brasil. A ideia é reunir boas práticas de professores, coordenadores e diretores escolares, criando um banco online e acessível com os melhores projetos pedagógicos.

No ano passado, a professora Katia desenvolveu um e-book, uma espécie de livro eletrônico, junto aos alunos do 9º ano, que estavam prestes a se formar. Neste material, cada um dos discentes pôde escrever um pouco de si e o que esperavam do futuro, tudo em forma de microcontos. No entanto, eles não sabiam como que esses depoimentos seriam utilizados. O e-book acabou sendo apresentado somente na cerimônia de formatura, o que emocionou a todos.

“Foi um desafio muito grande, pois em 2021 não havia aula em sala, estávamos em meio a uma pandemia e o contato era online. O e-book nos ajudou a criar uma interação maior com os alunos e um conhecimento maior da necessidade que eles tinham”, conta a educadora. Katia ressalta que teve que aprender, inclusive, a usar novas ferramentas para que o projeto se tornasse realidade.

Outros prêmios
O prêmio conquistado por Kátia Diolinda Freire é o segundo recebido por professores de Itatiba, em um período de cinco meses apenas. “Nós acreditamos que essas premiações valorizam o trabalho dos nossos professores e mostram que os nossos profissionais sempre podem fazer mais. São conquistas que valorizam muito a rede pública”, avalia a secretária de Educação de Itatiba, Sueli de Moraes Tuon.

Em outubro de 2021, Dayane Marretto, professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Rosa Masetti Paladino, no bairro Porto Seguro, foi uma das vencedoras do Prêmio Destaque Educação 2021, idealizado para identificar e reconhecer experiências de sucesso na educação.

Ainda em 2021, em dezembro, o aluno Samuel Victor Belarmino, aluno do 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Philomena Salvia Zupardo, ficou em segundo lugar na premiação nacional do Projeto MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho. O resultado foi obtido na categoria Poesia.

Em novembro, a Educação oferecida pela rede pública em Itatiba foi considerada a terceira melhor do país pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública.

%d blogueiros gostam disto: