JUNDIAÍ

Jundiaí ganha Grape Valley, em busca de uma “Fábrica de Startups”

Jundiaí acaba de ganhar a Grape Valley, uma comunidade informal atraindo pessoas que acreditam no empreendedorismo, nas startups e na inovação da região.

E como ajudar Jundiaí a juntar os interessados em inovar através de startups? Pensando nisso, um grupo de 30 startups, investidores-anjo e empresas interessadas em inovação aberta (open innovation), lançaram o Grape Valley, uma iniciativa “em rede”, informal, apartidária e sem fins lucrativos, cujo objetivo é fomentar o ecossistema de inovação, em Jundiaí.

Você sabe o que são startups?

São empresas inovadoras com foco em atender a uma dor (problema) da sociedade ou segmento de mercado, atuando de forma enxuta e acelerada, em cenários de risco ou incerteza. O objetivo de uma startup é sempre fazer algo que foge do comum e que pode assegurar bom lucro, em curto espaço de tempo, se comparado com ciclos de desenvolvimento mais longos de outros tipos de empresas.

Mas ter uma ideia inovadora não basta, explicam Alexandre Borin (CEO da Prestus), Artur Ubaldo Marques Júnior (Data Scientist da Dart Consulting) e Silvia Della Matrice (Analista de Negócios do SEBRAE), que estão no grupo, desde o início. Uma ideia só adquire valor quando bem apresentada, implementada e que ao contar uma história tenha conexão e sintonia com outras pessoas, seus propósitos e interesses.

Ter um ecossistema de apoio, indo desde o investidor-anjo, que tem interesse em conhecer às startups, até o governo que promove leis que favoreçam a empresa que está nascendo, se torna importante para guiar esta ideia e permitir à startup compreender as necessidades de seus potenciais consumidores, as oportunidades de negócios e as empresas que podem ser suas parceiras, contribuindo para um objetivo comum e maior, o de inovar.

Esta é a proposta do Grape Valley: uma comunidade que complemente e ajude a construir todo este ecossistema complexo, que favoreça a criação de muitas startups, em Jundiaí.

Em números

Segundo uma pesquisa realizada pela ABStartups sobre comunidades e inovação, 73% das startups brasileiras estão nas 10 maiores comunidades do Brasil, o que nos mostra o quanto uma identidade bem estruturada tem força para gerar e tracionar novos negócios. Algumas cidades têm comunidades incipientes e outras, já bem desenvolvidas. Por exemplo: ABC Valley (região do ABC), Sandwich Valley (Bauru), Bruto Valley (Barretos), Pamonha de Ideias (Piracicaba), ParahybaValley (Vale do Paraíba). Nossa comunidade (Grape Valley) objetiva que Jundiaí também integre este cenário de comunidades.

A palavra Grape (do inglês, Uva) é uma referência à mutação natural (inovação!) que houve, aqui em Jundiaí, quando surgiu pela primeira vez a Uva Niágara Rosada, tão consumida hoje, mas a comunidade de Jundiaí é mais amplo que isto, com foco em tecnologia, logística, inovação no comércio, serviços e outras vocações da cidade onde, apesar de todo potencial econômico, se mapeou recentemente 43 startups inovadoras consolidadas.

“Em 2022, damos início a este trabalho em rede, e atuaremos com força para gerar um impacto cada vez maior.”, afirma Alexandre Borin, um dos fundadores da comunidade Grape Valley. “Tenho certeza de que, com estes encontros itinerantes, que faremos sempre às primeiras quartas-feiras do mês, teremos muito mais startups catalogadas no próximo levantamento da ABStartups/SEBRAE”, completa Borin.

Você conhece uma Comunidade de Startup?

Quando se pensa em comunidades, os primeiros exemplos que aparecem em nossas mentes são comunidades de pessoas com interesses em comum, como comunidades e grupos nas redes sociais falando sobre cultura, esportes, produtos e até marcas. Porém, não podemos esquecer que empresas também são formadas por pessoas que têm um grande interesse em comum: o crescimento e a sustentabilidade dos seus negócios.

Também segundo a ABStartups, há cerca de 80 grandes comunidades empreendedoras. Essas comunidades se formaram como todas as outras: pessoas (empreendedores, investidores, executivos) com interesses em comum (desenvolver sua ideia/negócio), muitas vezes localizadas na mesma região, que se encontram para se apoiar e discutir tais temas.

As comunidades empreendedoras de sucesso pioneiras do Brasil foram buscar quais eram os principais fatores de sucesso dos casos mais famosos, internacionalmente, como a comunidade do Vale do Silício, de Israel e até da China. Os fatores levantados foram:

• Mercado aberto para inovação

• Talentos capacitados

• Capital disponível

• Cultura empreendedora

• Suporte de atores do ecossistema

E você, quer fazer parte de uma comunidade de inovação?

Para saber mais sobre a comunidade Grape Valley, clique aqui: https://linktr.ee/grapevalleyjundiai

Em direção à uma Fábrica de Startups:

Uma comunidade como o Grape Valley só existe porque possui empreendedores que estão empreendendo, naquele momento. Um evento de startups, seja um meetup, um talk, um workshop (a cultura empreendedora é cheia de termos em inglês, né?) só existe para e por causa de empreendedores que estão empreendendo, em diferentes momentos de sua jornada, e que precisam de ajuda, de parceiros, de clientes, para atingirem o sucesso!

Da mesma forma, só faz sentido haver uma aceleradora, uma pré-aceleradora, investidores de todo tipo e portes, se existirem empreendedores empreendendo naquele momento e com evidências de estarem fazendo seu negócio dar certo.

Ao longo do tempo, ecossistemas e comunidades se perderam, por falta de um bom volume de startups e os parceiros envolvidos neste ecossistema. Hoje, o Grape Valley se apresenta para realizar o que de fato importa: aproximar pessoas para gerar negócios. E veja, não da posição de um agente externos, mas sim comparticipantes que detém condições, capital ou simplesmente boas ideias, e que trabalham então com o mesmo comprometimento com que faz o empreendedor.

E se você quer uma comunidade de inovação e de startups forte na sua cidade, apoie e incentive outros empreendedores a focar e fazer o seu negócio prosperar. Junte pessoas de saber notório (professores e pesquisadores das faculdades e cursos técnicos da sua cidade), investidores, governo, devs (desenvolvedores) com estes empreendedores com vontade de fundar e escalar um negócio. Promova você também encontros mensais, mesmo que seja um happy-hour “para falar sobre inovação”.

O resto virá naturalmente. Eventos, aceleradoras, investidores, mídia. Todo o resto vem quando há empreendedores dispostos e ativos, quando seus negócios estão prosperando, e quando os CASES de sucesso passam a ganhar notoriedade. Um verdadeiro ciclo virtuoso.

Empreender é a melhor, a maior, e mais perene contribuição que alguém com uma boa ideia pode dar a sua comunidade e ao ecossistema no qual está inserido.

Sobre o GRAPE VALLEY

(COMUNIDADE de Startups/Investidores/Empresas interessadas em Inovação/Educação/Governo)

Encontros em local itinerante, sempre às primeiras quartas-feiras do mês.

Links de inscrição e catálogo de empresas: https://linktr.ee/grapevalleyjundiai

Texto: Márcia Mazzei