JUNDIAÍ

Mães do Grendacc falam sobre a importância de praticar a solidariedade

Neste Dia das Mães, que será comemorado no domingo, 8 de maio, as mães dos pacientes do Hospital da Criança do Grendacc destacam a importância da solidariedade em suas vidas. “O Grendacc realiza um trabalho excelente, com acolhimento para as famílias, apoio e um tratamento de qualidade, por isso, ajudar a instituição é mais do que um ato de solidariedade, é um ato de amor”, afirma Catarine de Cássia Marija Santos, mãe da paciente Marcela, de 13 anos.

Caterine sempre procurou ajudar ao próximo e agora, que está vendo de perto como a solidariedade pode mudar a vida de milhares de pessoas, está ainda mais engajada. Sua filha Marcela é um dos 20 pacientes que está em tratamento efetivo na instituição, lutando contra o câncer – ela tem um Sarcoma Fusocelular Renal.

Para as mães, este é um momento muito delicado, pois além de lidar com todos os seus sentimentos e incertezas, elas precisam ser uma fortaleza para seus filhos, oferecer apoio e amor. E é justamente isso o que faz Catarine. “Quando descobrimos a doença eu disse que ela não estaria sozinha em momento algum e que iríamos lutar juntas”, afirma. “Por isso, quando o cabelo da Marcela começou a cair, eu e meu filho raspamos nossas cabeças, antes dela, e isso a animou.”

No início de abril, Marcela fez a última sessão de quimioterapia e agora aguarda o resultado dos exames para saber se poderá finalizar os tratamentos efetivos e entrar na fase de acompanhamento. Às vezes, segundo a mãe, Marcela dá uma desanimada, mas ela não deixa a filha se abater e diz: “Coragem filha, tenha fé, Deus jamais vai nos abandonar. Bora lutar com unhas e dentes”.

Outra mãe que também é exemplo de força e generosidade é Caroline Martins Moura, 34 anos. “A solidariedade faz bem não só para quem recebe, mas também para quem doa. E ajudar uma instituição como o Grendacc é ajudar as crianças que estão em tratamento no momento e as que virão no futuro”, afirma.

Seu filho Benício, de 3 anos, iniciou seu tratamento no Grendacc em 2020, com 1 ano e 10 meses. Ele, que tem Tumor de Wilms Bilateral, já passou por cirurgias, quimioterapia, radioterapia e hoje, felizmente, está em

acompanhamento, passando por consultas e exames mensais. “O diagnóstico no início é muito difícil, a gente não quer acreditar. Mas eu sempre tive um pensamento muito positivo e sei que nada é por acaso, se estamos passando por isso é porque temos que passar. É crescimento.”

De acordo com Caroline, quando a pessoa está na dificuldade tem a escolha de enfrentar de forma mais leve ou mais pesada. “Eu escolhi enfrentar de maneira leve, com pensamento positivo, alegria e tentando estar sempre perto do Benício, que é um guerreiro, um menino muito alegre.”

Por ser uma instituição filantrópica, o Grendacc sempre precisou da ajuda da sociedade para continuar oferecendo um atendimento de qualidade, humanizado e integral para crianças e adolescentes que lutam contra o câncer e doenças hematológicas. E agora, neste momento difícil pelo qual o nosso país passa, de crise econômica, mais do que nunca o Hospital da Criança precisa da colaboração de todos. E é possível ajudar o Grendacc de várias formas, seja doando parte de seu imposto de renda, seja comprando em nosso Bazar Permanente, ou fazendo doações: por PIX (a chave é o email: [email protected]), por depósito em uma de nossas contas bancárias, pelo aplicativo Doar Fácil, ou pelo Telemarketing (11 4815-8445). Para saber mais sobre o trabalho realizado no Grendacc ou como ajudar, basta acessar o site: www.institucional.grendacc.org.br

Grendacc
O Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 18 de julho de 1995, que presta atendimento humanizado e de qualidade nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase no tratamento de doenças oncológicas e hematológicas.